UPA da Mulher Anapolina já está com 35% das obras concluídas

89502738a820e57589d6a7ab81749467

Térreo da unidade terá oito consultórios médicos, salas de mamografia, nutrição, psicologia, assistência social e farmácia

A UPA da Mulher Anapolina Jamel Cecílio está com 35% das obras concluídas. Esta foi a constatação feita pela primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves (PP), durante visita técnica ao canteiro de trabalhos, na última quarta-feira, 22. A inspeção também contou com a presença das secretárias de Saúde, Mirlene Garcia, e de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Flávia Ribeiro. Além de engenheiros e outros técnicos da construtora responsável pela obra. 

“Toda essa estrutura foi pensada para atender com carinho todas as mulheres. Como deputada e primeira-dama, fico muito feliz e honrada em realizar o sonho de destinar um espaço que ficará tão belo para nós, mulheres, que teremos aqui todas as especialidades médicas que precisamos”, frisou a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, que destinou 100% das emendas parlamentares, cerca de R$ 11,5 milhões, para a construção da unidade. 

O local da obra é o antigo Hospital Jamel Cecílio, cujas instalações foram avaliadas como fora de padrão tanto pela Vigilância Sanitária como pelo departamento de engenharia. Todo o prédio possui mais de três mil metros quadrados e será completamente reconstruído. “Essa visita tem em vista verificar não apenas os procedimentos que estão sendo realizados nas partes interna e externa, mas também compreender de forma mais específica a planta e a operacionalidade do espaço, para podermos já pensar no fluxo que será trabalhado para acolher as mulheres da nossa cidade”, pontuou a secretária de saúde Mirlene Garcia.

A UPA da Mulher contará, no térreo, com espaço para os atendimentos eletivos, com oito consultórios médicos, salas de mamografia, nutrição, psicologia, assistência social e farmácia. Além disso, a nova UPA abrigará a Casa da Mulher Anapolina em uma área de 380 metros quadrados, oferecendo apoio jurídico às mulheres, com a presença de representantes do Ministério Público de Goiás, do Juizado e da Polícia Civil, além de suporte psicossocial. Pensando nas mães, a unidade de saúde contará ainda com um amplo espaço infantil.

ATENDIMENTOS

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), atualmente os atendimentos ao público feminino na cidade somam cerca de 9 mil por mês. É exatamente este montante que a pasta espera que passe a receber os cuidados na UPA da Mulher. 

Nessa conta estão inclusas pacientes que procuram tanto na UPA Alair Mara, na Vila Esperança, quanto o Cais do Jardim Progresso. Ambas funcionam na modalidade porta aberta, serviço que a administração de Roberto Naves quer otimizar de imediato.  

Na visão do prefeito Roberto Naves (Republicanos), a partir da abertura da UPA da Mulher Anapolina, haverá uma redução sensível da procura por atendimento na UPA Alair Mafra, o que garantirá maior celeridade para os demais pacientes.

FOTO: BRUNO VALASCO

FONTE: DM ANÁPOLIS

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!