Universidades federais e institutos federais continuam de greve 

24052024-pzzb3909-1024x613

Grevistas exigem novas rodadas de negociações

A greve continua nas universidades federais e institutos federais de nível superior. A proposta do Ministério de Gestão e Inovações em Serviços Públicos, enviada na segunda-feira (20) não foi aceita pelos coordenadores do movimento grevista. As entidades envolvidas no movimento deram uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (24) anunciando que exigem novas rodadas de negociação.

A exigência é uma resposta ao ministério, que encaminhou na última quarta-feira (22), um comunicado dizendo que as negociações com os professores estavam encerradas. Ainda segundo o ministério, a reunião da próxima segunda-feira seria apenas para a assinatura do acordo proposto.

“Repudiamos a interrupção unilateral do processo democrático de negociação pelo governo federal” disse Gustavo Seferian, presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

A greve dos professores e dos técnicos administrativos das instituições federais de ensino superior e colégios federais começou no dia 15 de abril, exigindo reajustes salariais e do plano de carreira. 

As assembleias realizadas até o dia de hoje nas instituições de ensino indicam a continuidade da greve em  mais de 560 colégios federais e 59 universidades, conforme divulgado o balanço do Andes.
FONTE: O HOJE