Criado pela startup goiana GONexter, o OBNext é um equipamento portátil que usa inteligência artificial e fluorescência por imagem para identificar, em tempo real, as áreas comprometidas por tumores durante cirurgias. A tecnologia aumenta a precisão, reduz custos e promete transformar o tratamento do câncer de mama e outros tipos de tumores no país.
Fundada por especialistas em medicina, física e tecnologia, a GONexter conta com apoio do Programa Centelha e parcerias com instituições como IPT, Embrapii/Sebrae e UEG. O OBNext aguarda aprovação da Anvisa e deve ampliar o acesso a cirurgias oncológicas de alta precisão, inclusive no SUS e em hospitais de pequeno porte.
A empresa foi criada por três profissionais goianos: o médico nuclear Antônio César Pereira, o físico matemático Kleber Mundim, especialista em inteligência artificial, e o executivo de tecnologia Sérgio Hirase, com experiência em plataformas em nuvem. Juntos, eles uniram ciência e inovação para desenvolver uma solução que pode revolucionar o diagnóstico e o tratamento do câncer no Brasil.
Foto: Divulgação/SES
Com informações do Mais Goiás