A gestão de recursos da cidade é fundamental para o sucesso de um governo, os planos dos para o sucesso nessa área são apresentados na reportagem de hoje da Série Propostas de Governo
Por Priscila Marçal
Uma boa Gestão Pública é o que faz de um prefeito o que ele é. O sucesso nessa área é fundamental para que todas as outras também se destaquem. A máquina pública funciona com mecanismos como orçamento público, arrecadação municipal e gestão de pessoas. Fazer esse tripé funcionar já é um grande desafio, e o nível de dificuldade aumentou mais durante pandemia do novo Coronavírus.
O próximo prefeito de Anápolis deve ser capaz de aumentar a arrecadação, diminuir os custos e manter uma equipe de trabalho motivada. Tudo isso precisa ser bem planejado para que os serviços oferecidos à comunidade não sejam prejudicados.
De um modo geral, os candidatos a prefeito em Anápolis apresentaram propostas de desburocratização, reorganização dos tributos municipais e valorização do servidor público. Mas alguns candidatos tem propostas específicas pra essas áreas, vamos verificar:
Antônio Gomide (PT)
O candidato Antônio Gomide (PT) propõe tornar a administração pública mais popular, ou seja, ouvir mais a população criando mais conselhos comunitários. Afirmou que tem o compromisso com o fortalecimento da sociedade civil, o desenvolvimento comunitário, institucional e gestão social.
Entretanto, em sua Proposta de Governo, não especificou se fará alguma mudança na tributação municipal. Também não apresentou propostas específicas para os servidores públicos, embora informou que pretende valorizar os profissionais da saúde e educação.
Douglas Carvalho (PSOL)
O candidato Douglas Carvalho (Psol) planeja auditar a dívida pública, examinar contratos, convênios e concessões. Pretende criar a Secretaria de Planejamento e Gestão (SePlan) e reestruturar o organograma das secretarias da Prefeitura. Planeja implementar regiões administrativas na cidade, estabelece, inclusive, metas específicas com quantidade de gestores regionais e valor da remuneração pelo serviço prestado.
Planeja qualificar continuamente os servidores, recompor o salário gradual nas áreas da saúde e educação, além de realizar concursos públicos e criar plano de cargos e carreiras. Para servidores vigias também, o candidato pretende alterar o cargo para Guarda Municipal e equiparar o salário com o novo cargo.
Humberto Evangelista (PSD)
O candidato Humberto Evangelista (PSD), pretende assegurar uma gestão profissional dotada de instrumentos de planejamento e acompanhamento de toda a máquina municipal.
Entre as obras públicas que pretende fazer, está a construção de um grande prédio onde será o novo Centro Administrativo, concentrando todas as secretarias da Prefeitura em um só espaço.
Propõe flexibilidade de escalas e melhorias na jornada de trabalho dos servidores da saúde, além de cursos de qualificação. Para os profissionais da educação planeja revisar o Plano de Carreira, além de oferecer capacitação continuada.
João Gomes (PSDB)
O candidato João Gomes (PSDB) apresenta um programa denominado “Governo 360”, com um rigoroso Plano de Metas apresentado ao cidadão para que acompanhe pelo celular quando, como e onde estão sendo gastos os recursos da Prefeitura. Planeja implantar uma sala de gestão com os dados da administração, alimentado com relatórios diários, que vão aferir hora a hora se as metas da administração estão sendo cumpridas.
O candidato pretende implantar projetos de reconhecimento de talentos, capital intelectual, eficiência e recompensas de produtividade aos servidores. Pretende identificar servidores de alta performance para assumirem cargos estratégicos. Para profissionais da saúde a proposta é criar um sistema de remuneração salarial baseado na gestão por resultado.
José de Lima (PATRIOTA)
O candidato José de Lima (Patriota) pretende criar cooperativas e buscar parcerias com entidades para oferta do serviço a baixo custo. Quer implantar um governo itinerante, descentralizando a gestão. Pretende construir um novo centro administrativo, com o diferencial de abranger, também, outros poderes.
Planeja apresentar uma nova política tributária, estudar a situação dos contribuintes inadimplentes e congelar o valor do IPTU durante os quatro anos de gestão.
Para os servidores públicos quer construir um refeitório municipal, doar uniformes, oferecer complementação alimentar, atendimento de saúde e solução de problemas trabalhistas pendentes. Planeja, também, atualizar e reciclar os servidores municipais e realizar concurso público para reposição de vagas.
Josmar Moura (PRTB)
O candidato Josmar Moura (PRTB) afirmou que vai analisar as receitas e despesas; avaliar e auditar contratos feitos durante a pandemia e antes dela, priorizando os que foram assinados nos últimos seis meses. Pretende também entender os repasses dos governos Estadual e Federal e auditar os fundos municipais como CMTT, ISSA, Educação e Saúde. O candidato pretende implementar na administração pública o conceito de Compliance, para prevenir desvios e corrupção.
Pretende se comunicar com o servidor, investir na qualificação, valorizar o concursado nas relações interpessoais e investir na autoestima, além premiar os melhores e os mais destacados.
Márcio Corrêa (MDB)
O candidato Márcio Corrêa (MDB) apresenta como meta a recuperação fiscal por meio de auditoria dos gastos da prefeitura, limpando o nome de Anápolis e buscando por meio da modernização a transparência de todas as informações fiscais. O candidato pretende implantar o Gabinete de Gestão Integrada, com dados e informações municipais, permitindo uma tomada de decisão rápida, técnica e eficiente.
Pretende enxugar o quadro de funcionários e garantir que 50% dos cargos públicos sejam ocupados por méritos. Quer criar um programa de capacitação contínua e oferecer ferramentas de trabalho. Uma proposta inovadora do candidato é implantar o regime de teletrabalho com definição de metas 30% superiores às adotadas por trabalho presencial e mensuração de resultados para fins remuneratórios.
Roberto Naves (PP)
O candidato Roberto Naves (PP) pretende criar aplicativos para ofertar serviços à população; criar plataforma digital com informações em tempo real e monitorar o cumprimento de metas por meio da “Sala de Situação”.
Pretende eliminar o uso de papel, com a implantação da digitalização dos documentos arquivados e criar um programa para gestão da frota, racionalizando o uso de veículos. Quer informatizar do sistema de fiscalização e modernizar o Código Tributário Municipal.
Pretende investir em clubes de descontos, oferta de serviços de saúde, atividades esportivas e culturais, capacitação e qualificação dos profissionais, implantar o sistema de gestão por resultado, valorização por mérito e progressão funcional e realizar concurso público para repor o quadro de servidores.
Valeriano Abreu (PSL)
O candidato Valeriano Abreu (PSL) quer criar a Secretaria Municipal de Combate à Corrupção, e assegurar que os serviços sejam desburocratizados, eficientes, éticos e transparentes.
Quer economizar com o rastreamento da frota e redução de despesas com aluguéis. Pretende aumentar a receita por meio de leilões de áreas públicas municipais que não são utilizadas.
Quer reduzir em 30% os cargos comissionados e que eles sejam ocupados por competência. Sugere que 20% dos cargos de confiança sejam preenchidos por servidores de carreira. Pretende conceder progressão, titularidade, plano de cargos e salários, reposição salarial, plano de saúde e bonificar servidores bem avaliados pelos contribuintes. O candidato tem outra proposta inovadora: reduzir a carga horária, de 40 para 30 horas, das funcionárias com filhos de colo, deficiência ou em idade escolar.
Série Proposta de Governo
A Série Proposta de Governo faz parte do “Projeto Eleições”, elaborado pela Rádio Imprensa e executado durante a Campanha Eleitoral 2020. Durante esta semana, de 19 a 23 de outubro, será publicada uma reportagem por dia no site da emissora (www.imprensamadureira.com.br) apresentando as propostas dos candidatos à prefeitura de Anápolis para as áreas de atuação mais relevantes do governo municipal.
Amanhã, quarta-feira (21.10) a reportagem será sobre as propostas para o bem estar da comunidade (ideias para as áreas da educação, saúde, segurança pública, esporte, cultura, entre outros); na quinta-feira (22.10) será a vez de mostrar quais são as ideias dos candidatos para melhorar a economia da cidade (geração de emprego, concessão de benefícios fiscais, implantação de novas empresas, etc); e, encerrando a série de reportagens, na sexta-feira (23.10), será publicada uma reportagem sobre as propostas para a infraestrutura de Anápolis (projetos de obras, construções, reformas, ampliações e outras benfeitorias para a cidade).
Para a elaboração das reportagens foi utilizado a Proposta de Governo que está disponibilizada no site da Justiça Eleitoral, no seguinte link http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2020/2030402020/92215/candidatos.
A intenção do Jornalismo Imprensa é contribuir com o processo eleitoral, munindo o eleitor das informações que ele precisa para escolher conscientemente seu candidato que deverá administrar a cidade nos próximos quatro anos.