Restauração da Estação Ferroviária de Anápolis entra na fase final

Última etapa da reforma será a pintura, que concluirá por completo a restauração

DA REDAÇÃO

A Estação Ferroviária de Anápolis está passando por um processo de revitalização, com a restauração de portas e janelas já concluída e um investimento de mais de R$ 200 mil. A última etapa da reforma será a pintura, que concluirá por completo a restauração.

“Essa pintura será o fechamento perfeito para os reparos. A cor das paredes externas será amarelo ocre, com detalhes em branco nas colunas, e terracota no rodapé. No interior, usaremos um tom claro de areia”, explicou Jairo Alves Leite, Gerente de Turismo de Anápolis.

Além da restauração, a estação também foi beneficiada com uma parceria com a Urban, que incluiu a revitalização do calçamento frontal e lateral, a substituição do gradil de proteção, a iluminação externa e a criação de um painel artístico cultural nos fundos do prédio.

“Queremos que a Estação Ferroviária seja um verdadeiro ponto de referência para a cidade, valorizando nossa história e proporcionando um espaço acolhedor para a população. Essa revitalização é um marco importante para o turismo e a cultura local”, destacou Jairo Alves Leite.

Nos últimos anos, a prefeitura também construiu banheiros acessíveis, tanto masculino quanto feminino, além de um depósito para materiais de limpeza e uma copa. A estação, que atualmente está pintada de maneira inadequada, será revitalizada para refletir sua história e valor patrimonial, respeitando as cores originais definidas após uma pesquisa detalhada.

História

A Estação Ferroviária de Anápolis “Prefeito José Fernandes Valente” foi inaugurada em agosto de 1933 pelo Intendente Municipal João Luiz de Oliveira. A estação foi projetada pelo engenheiro Wenefredo Barcelar Portela e fica em frente à Praça Americano do Brasil. Entre os anos de 1978 e 1985, abrigou o Tiro de Guerra do Exército. O local foi tombado como patrimônio histórico pela Lei Municipal nº 1.824 de 3 de janeiro de 1991.

A Estação de Ferro de Anápolis seria um dos trinta pontos de embarque e desembarque projetados para a Estrada de Ferro Goiás (EFG), ligando os estados de Minas Gerais e Goiás. Projetada pelo engenheiro Wenefredo Barcelar Portela, a estação foi construída entre os anos de 1933 e 1935, sendo inaugurada no dia 7 de setembro, em meio a muitas festividades.

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