“Rádio alguém ainda ama você”

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Hoje, dia 25 de setembro, é o dia do Rádio, este veículo que, por diversas vezes, se viu ameaçado, mas enfrentou os desafios, se adaptou e permanece inabalável

Por Priscila Marçal

Em 1984, a banda britânica de rock “Queen”, lançou a música “Radio Ga Ga”, que é uma declaração de amor ao rádio. A letra relembra os bons tempos do velho amigo rádio e a maneira como ele estava caindo no esquecimento por causa da televisão. Mal sabiam os integrantes da banda, que desafios maiores o rádio ainda iria enfrentar.

Em 1808 o Jornal Impresso chegou ao Brasil, e por longos 114 anos reinou soberano como único veículo de comunicação. Isso mudou no dia 07 de setembro de 1922, quando o primeiro programa de rádio foi ao ar, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.

Nas décadas de 20 ouvir rádio era um privilégio para pouco por ser um aparelho muito caro. Na década de 30 se popularizou e virou febre nacional. Já na década de 40, nos anos dourados do rádio, reunir a família para ouvir a programação radiofônica era o ponto alto do dia. Por muitos anos o rádio foi a única fonte de informação, já que a grande maioria dos brasileiros não podia ler o jornal impresso devido ao grande índice de analfabetismo característico da época.

Eu sentaria sozinho e observaria a sua luz

Meu único amigo pelas noites da adolescência

E tudo o que eu precisava saber

Eu escutava no meu rádio

Trecho da música radio ga ga – Queen

Mas o Jornal Impresso não morreu por causa do rádio. Havia espaço para os dois. Nas ondas sonoras trabalhavam aqueles que tinham voz aveludada, nas redações do impresso os que não tinham o poder da voz, mas compensavam com muita destreza na escrita. Ambos encontraram uma maneira de coexistirem, mas não imaginavam o que estava por vir.

Em 18 de setembro de 1950 ia ao ar o primeiro programa de televisão. O Jornal Impresso, que até então tinha a exclusividade da imagem, se viu mais uma vez ameaçado e para o rádio a televisão se apresentou como um carrasco, que o levaria à falência. Mas, assim como foi para o rádio, a televisão levou um certo tempo para se popularizar. Foi na década de 70 o grande boom das imagens televisivas, que trouxe revolução para a mídia como um todo.

Nós vemos os programas, nós vemos as estrelas

Em vídeos por horas e horas

Nós raramente temos que usar nossos ouvidos

Como a música muda através dos anos

Trecho da música radio ga ga – Queen

Como se não bastasse roubar a audiência massiva do rádio, a televisão levou também grandes profissionais. Mais uma vez vemos um padrão se repetir. No impresso ficaram os profissionais intelectuais, no rádio os que tinham voz poderosa, e na TV os que tinha boa aparência. E assim, mais uma vez, os meios de comunicação encontraram uma maneira de conviveram harmonicamente, e eles também não imaginavam o que estava por vir.

Foi no dia 20 de dezembro de 1995, após alguns burburinhos sobre uma tal rede, que a Embratel lançou o serviço experimental de internet no Brasil. Assim como foi para o rádio e, também, para a TV, passaram-se alguns anos até a Internet se popularizar, o que aconteceu, de fato, nos anos 2000. E como a Internet ameaçou a todos os outros. O impresso passou a sofrer fortes impactos, a tal da Rádio Web era um fantasma que pairava sobre as emissoras radiofônicas, e a televisão nem imaginava as transformações pelas quais passaria.

Mas como se não bastasse todas essas mudanças, mais uma, que é resultado do avanço da Internet, revolucionou ainda mais todo esse cenário de incertezas. Em 2007, o Facebook chegava ao Brasil e, com ele, todas as outras redes sociais que se inspiraram na ideia de conectar pessoas.

O intelectualismo do impresso, o imediatismo do rádio, as imagens magníficas da TV… nenhum veículo de comunicação era detentor de exclusividade alguma. Tudo passou a estar na Internet e a ser compartilhado pelas Redes Sociais.

O impresso passou a dar seus últimos suspiros, a TV se reinventou e mudou de novo e mais uma vez, a Internet é tão dinâmica que é impossível acompanhar, mas o veículo que mais surpreendeu nesse contexto todo de constantes mudanças foi o Rádio. De alguma maneira o Rádio conseguiu absorver todos os aspectos dos veículos de comunicação que surgiram depois dele.

Vamos torcer para que você nunca nos deixe, velho amigo

Como todas as coisas boas, dependemos de você

Trecho da música radio ga ga – Queen

As emissoras de rádio instalaram câmeras de vídeo dentro dos estúdios. Os locutores que antes eram apenas ouvidos, agora podem, também, serem vistos. A Internet transmite a programação ao vivo por áudios e vídeos e a Rede Social compartilha todos os bons momentos do Rádio.

Apesar de todas as exclusividades derrubadas com a chegada de novos meios de comunicação, o Rádio é o único que consegue ser exclusivo em uma coisa: apenas ele proporciona ao ouvinte a possibilidade de acompanhar a programação e fazer qualquer outra coisa ao mesmo tempo: dirigir, trabalhar, limpar a casa, etc. Numa sociedade multitarefas, o rádio nunca foi tão necessário para o ouvinte como é agora.

Você teve seu tempo, você teve o poder

Você ainda terá sua melhor hora

Rádio

Trecho da música radio ga ga – Queen

O rádio está experimentando a sua melhor hora e isso é comprovado em números. Uma pesquisa publicada pelo Kantar Ibope Media na última segunda-feira (20), apontou um crescimento no consumo do meio no Brasil. Nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, 80% dos brasileiros ouvem rádio. O aumento é de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

A pesquisa aponta ainda que cada ouvinte passa, em média, 4horas e 26 minutos ouvindo rádio. O estudo aponta ainda a força do “intervalo comercial / break de rádio” para a publicidade e também destaca o crescimento de 43% da credibilidade do rádio.

Então, fique por perto, porque nós podemos sentir sua falta

Quando nos cansarmos de todo esse visual

Trecho da música radio ga ga – Queen

O rádio não abandonou os ouvintes apesar das constantes mudanças, e, de fato, os ouvintes se cansaram de todo o visual das novas mídias e sentiram falta do rádio. Ele resistiu, lutou, se reinventou e permanece inabalável.

Ano que vem, em 2022, comemoramos o centenário do Rádio no Brasil e ainda podemos esperar muito mais do nosso antigo amigo Rádio.

Quando analisamos a história da comunicação no mundo conseguimos entender o quanto o Rádio foi resiliente e o quanto da sua força ainda está presente entre nós. Já chegou a hora de pararmos de prevê o fim do Rádio porque ele já provou que veio pra ficar. Só nos resta lembrar da bela declaração de amor que os “Queen” escreveram e, nesse dia 25 de setembro, Dia Nacional do Rádio, cantarmos juntos:

Rádio, quais são as notícias?

Rádio, alguém ainda te ama

Trecho da música radio ga ga – Queen

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