Primeira sala pública de cinema de Anápolis será inaugurada nesta sexta-feira

WhatsApp Image 2024-04-24 at 11.34.15

A iniciativa só foi possível graças a recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, via Prefeitura de Anápolis, com um investimento de R$ 100 mil

DA REDAÇÃO

A Galeria Antônio Sibasolly, que funciona no Centro Cultural Ulysses Guimarães, na Praça Bom Jesus, ganhará uma sala pública de cinema. O novo espaço, que recebeu o nome de Cine Sibasolly, passou por uma grande reforma e abrirá suas portas em grande estilo, com piso tátil, climatização, 44 lugares, uma tela com cinco metros de largura e três de altura e equipagem tecnológica. A inauguração da sala será nesta sexta-feira, 26, às 20h.

Na estreia serão exibidos quatro filmes de cineastas anapolinos, entre eles “João de Barro”, de Absair Weston; “Bilhete”, de Daniel Duarte Sena; “Capitão Tocha”, de Matheus Amorim; e “Da Margem do Rio o Mar”, de Rei Souza. A iniciativa só foi possível graças a recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, via Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Integração, com um investimento de R$ 100 mil.

“A inauguração da primeira sala de cinema pública de Anápolis é um importante marco na preservação e revitalização dos prédios históricos da cidade e representa um avanço significativo na oferta de serviços culturais à comunidade. Dessa forma, é possível encontrar um equilíbrio entre a conservação do patrimônio histórico e a capacidade de adaptá-lo às necessidades contemporâneas”, disse o coordenador de Editais de Cultura e curador de Artes Visuais da Secretaria de Integração, Paulo Henrique Silva.

A nova sala de exibição que agora integra a Sibasolly além de proporcionar à população a oportunidade de visitar exposições de arte, a sala de cinema oferecerá, de forma gratuita, a possibilidade de desfrutar de sessões cinematográficas em família nos finais de semana. “É importante ressaltar que esse novo espaço não se limitará apenas à exibição de filmes, ele estará disponível para uma ampla gama de atividades culturais, como palestras, cursos, reuniões e outras iniciativas afins”, destacou o coordenador.

Histórico

O prédio que hoje é o Centro Cultural Ulysses Guimarães foi idealizado em 1938 para abrigar a sede da Prefeitura Municipal, como também a sede do Fórum. Sua construção foi realizada para simbolizar o processo de modernização pelo qual passou o município com a chegada da ferrovia e dar à administração pública municipal um caráter mais moderno. Em 1975, a Prefeitura ganha uma nova sede e o prédio se mantém apenas como fórum da cidade.

Anos depois, em 1993, o poder judiciário se muda para uma nova sede e o prédio passa a ser ocupado por diferentes órgãos. Atualmente, no prédio funciona a Galeria Antônio Sibasolly, que promoveu em 2019 uma reforma que compreendeu a fachada e a estrutura interna, além de realizar com recursos próprios a manutenção e reparo do prédio.

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!