Prefeitura lançam primeiro Atlas Escolar de Anápolis

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

A educação municipal tem se fortalecido cada dia mais. Prova disso, é a parceria entre a Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Educação, e as universidades Estadual de Goiás (UEG) e Federal de Goiás (UFG), que culminou na elaboração do primeiro Atlas Escolar Municipal da cidade, que visa atender aos alunos e professores da rede municipal de ensino. A entrega aconteceu na quinta-feira, 1º, na Escola Municipal Dona Alexandrina, que marcou a implantação do projeto piloto que, em breve, será direcionado para toda rede municipal. A princípio, cerca 350 exemplares foram impressos, mas a ideia é ampliar para toda a rede.

O atlas municipal foi desenvolvido pelos professores Ícaro Felipe, Loçandra Borges, Míriam Aparecida e Wânia Chagas. O grupo busca colaborar com a valorização dos aspectos regionais, disponibilizando informações como a história do município, com detalhes relacionados aos bairros, clima, relevo, hidrografia, vegetação, transporte urbano,  Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e da Ala 2 (Base Aérea).

Há mais de 20 anos o grupo desenvolve este trabalho direcionado para municípios brasileiros, visto que existem poucos registros detalhados de cidades. “Desenvolvemos o projeto piloto na Escola Lindolfo Pereira da Silva e na Escola Municipal Dona Alexandrina. Fizemos encontros semanais ao longo do semestre que teve como fruto a construção coletiva do atlas”, explicou uma das idealizadoras do projeto, Miriam Aparecida Bueno.

O trabalho é uma ferramenta que expandirá as possibilidades de aprendizagens, por meio da assimilação socioambiental. E os alunos da Escola Municipal Dona Alexandrina concordam! O Eduardo Henrique, de 12 anos, contou que a sua turma já fez várias atividades com o livro. “Fizemos resumos dos textos, contextualizamos sobre ele, entre várias outras coisas. Tem nos dado muito apoio dentro da sala de aula”, disse o estudante.

A Ana Clara Silvério, de 11 anos, disse ainda que o atlas é um documento para a população. “O atlas é um documento muito importante para nós, porque nos ajuda na escola e é um símbolo para Goiás. Ele fala sobre as belezas de Goiás, Anápolis e região. A nossa vida também está ali, porque tem coisas que nossos avós e pais já vivenciaram”, argumentou.

*Com informações da ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!