Prefeita de Rancho Queimado-SC, Cleci Aparecida Veronezi

30d7da40-76e6-4670-932b-64d2bd011929

A Prefeita Cleci Aparecida, entrevistada no programa Imprensa Livre comenta sobre o município ser referência no tratamento precoce contra a Covid-19.

DA REDAÇÃO

Em julho de 2020, o médico que está na cidade há 42 anos, Dr. Armando Tarantto apresentou a proposta do tratamento precoce. A Prefeita Cleci Aparecida Veronezi, convidou a Câmara de Vereadores, realizou um fórum juntamente com a Defesa Civil, Polícia Militar, Secretarias de Educação e Saúde e ex-secretários do município.

Para legalizar, o uso dos medicamentos, elaborou-se um protocolo com as devidas dosagens. O protocolo foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde que foi aprovado. Na sequência foi criado, o Centro de Atendimento do Covid-19, no qual havendo pacientes, com suspeita de algum sintoma inicial, passa por triagem, em seguida pela equipe médica, e se testar positivo, e assim desejar, leva o kit de medicamentos de tratamento precoce, gratuitamente. O paciente que testa negativo, mas apresenta os sintomas, passa pela avalição médica e se desejar leva o kit para casa.

As pessoas que estão juntas ou se relacionam, com casos os positivos, começam a tomar a ivermectiva e o polivitamínico como forma de prevenção. A Prefeita Cleci, disse que no início, a decisão sofreu muitas críticas da imprensa, que veiculam que os resultados de Rancho Queimado são fakes. E que muitas lives foram derrubadas. Para a gestora, algumas emissoras vêem as pessoas como estatísticas, e que adotam a política do “quanto pior, melhor”!

No momento inicial da pandemia, no município só havia Paracetamol e Xarope de Guaco, no posto de saúde, era uma das possibilidades. A cidade oferece outras alternativas, para aqueles que não estejam seguros da veracidade do tratamento precoce, disse a Prefeita.

A entrevista contou com a participação do médico cirurgião pediátrico Dr. Olegário Vidal, que atua em Anápolis-GO e região e parabenizou a Prefeita de Rancho Queimado-SC, por cuidar bem da população do município, e pelo baixo índice de óbitos registrados.

O Dr. Olegário informou que em Goiânia-GO, há um grupo de mais de 500 médicos, que fazem de forma heróica, o tratamento precoce, estão colocando a vida acima de tudo, e o direito de autonomia do médico em prescrever, o melhor para o seu paciente. O médico encerra sua participação com uma frase enfática: “essa pandemia, esse vírus não serão vencidos por políticos, mas sim pela medicina!”

A Prefeita agradeceu ao médico, e disse que os dois óbitos, um ocorreu antes da adoção do tratamento precoce e o outro foi, um senhor acamado há mais de 4 anos. Rancho Queimado, já tratou mais de 1.800 pessoas, e o tratamento precoce tem dado certo. O trabalho dos médicos e equipe de saúde é voltado para que as UTIs do município sejam utilizadas para salvar vidas acometidas com outras doenças.

Cleci Veronezi, que foi reeleita em 2020, conclui a entrevista, dizendo que: “salvar vidas não tem preço, cada vida importa, e se o executivo pode dar essa possibilidade às pessoas, faça-o!”

A Prefeita deixou o protocolo do tratamento precoce do município de Rancho Queimado- SC à disposição dos interessados.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *