Notícia agrada aos produtores de cana, matéria prima para o etanol, que deverá ter mercado garantido
Ainda no decorrer deste ano, de cada dez litros de gasolina que o consumidor brasileiro adquirir nos postos de combustíveis, três serão de etanol. Isto significa que, a cada dia que passa, os motores de veículos que rodam no Brasil terão um desempenho mais desconfigurado do que o previsto no projeto original. Mas, já está definido: o Brasil deve elevar a mistura obrigatória de etanol na gasolina para 30% ainda em 2025.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi quem confirmou a informação. Atualmente, o percentual está em 27%. O anúncio ocorreu durante a 8ª Abertura da Safra Mineira de Açúcar e Etanol, realizada em Uberaba (MG).
Apesar da promessa, o aumento ainda precisa do aval do Conselho Nacional de Política Energética, mas, ninguém duvida que isto vá ocorrer. O ministro disse que a viabilidade técnica já foi concluída. “Os estudos contaram com participação da Anfavea. Não houve objeções.
Vamos implantar o E30 ainda este ano”, afirmou o ministro. Segundo Silveira, o presidente Lula acompanhou as tratativas antes do anúncio. No mesmo evento, em 2024, o ministro já havia sinalizado a intenção de implementar o E30.
Há dois anos, o Congresso aprovou a Lei do Combustível do Futuro. Em resumo, a nova norma permite a adição de até 35% de etanol à gasolina. A análise técnica do E30 ficou a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia. O relatório final, divulgado no fim de março, apontou viabilidade técnica e ambiental da nova mistura. Além disso, os testes avaliaram os impactos do etanol anidro em veículos leves e motocicletas.
A conclusão: o desempenho se manteve estável com a gasolina E30.
Por Nilton Pereira