A prática tem se tornado comum, e, apesar de não ser proibida, é necessário que algumas regras sejam cumpridas
DA REDAÇÃO
Você já reparou que alguns produtos no supermercado diminuíram de tamanho? Este é um fenômeno que tem virado tendência no mercado. Mas o consumidor não tem gostado muito disso não. O Procon alerta que a prática não é ilegal, mas existem algumas regras. O repórter William Rocha preparou uma reportagem para explicar tudo sobre o assunto.
Ouça a reportagem na íntegra:
Definição de Reduflação
Em economia, a reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto que o seu preço se mantém inalterado ou aumenta. Este efeito é uma consequência do aumento do nível geral dos preços dos bens, manifestado por unidade de peso ou volume, causado por inúmeros fatores, principalmente a perda do poder aquisitivo da moeda e a queda do poder de compra dos consumidores e/ou do aumento do custo dos insumos, cuja resposta da oferta é a redução do peso ou tamanho dos bens transacionados.
A reduflação concebe-se, portanto, como uma forma de adaptação da oferta à pressão inflacionária, e surge para evitar uma perturbação na dinâmica de transferências para o mercado, ante a concorrência. Por causa e efeito, apresenta-se destarte como uma forma encapotada de inflação.