Entidade de telesserviços faz alerta oferece orientações sobre boas práticas e reforça dicas de segurança
Os golpes telefônicos que envolvem o INSS registraram, ultimamente, um aumento significativo. Os aposentados e pensionistas estão entre os principais alvos. Criminosos utilizam ligações, mensagens de texto, aplicativos de conversa e, até, e-mails falsos para se passarem por representantes do Instituto e enganarem os beneficiários. DE acordo com dados recentes do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas -, o Brasil conta com cerca de 33 milhões de pessoas idosas, o que reforça a necessidade do cuidado na comunicação e no atendimento a esse público, cada vez mais exposto a fraudes e golpes. A Associação Brasileira de Telesserviços alerta sobre a importância de redobrar a atenção e reafirma seu compromisso com a proteção dos consumidores, especialmente os mais vulneráveis.
“O setor adota procedimentos específicos para atender às necessidades das pessoas com mais de 60 anos, sobretudo em serviços de suporte governamental, como o do INSS. Empresas associadas à ABT seguem protocolos rígidos de autenticação, ética e proteção de dados, de modo que há meios de identificar quando uma ligação é suspeita. É importante que a família do idoso, também, saiba reconhecer estes sinais para orientá-lo adequadamente”, destaca John Anthony von Christian, presidente executivo da instituição.
Por Nilton Pereira