As novas cepas da doença chegaram ao Estado num cenário de poucas vacinas e de baixo índice de vacinação
Por Priscila Marçal
Com as 356.280 doses de vacinas contra a Covid-19 que Goiás já recebeu, foi possível imunizar 9% do grupo prioritário até agora. É com esse baixo índice de imunizados que Goiás vê aumentar o número de contaminados. Há vários dias o estado está na fase vermelha no mapa de contaminações, o que indica alta no número de mortes. Na última semana, a variação no número de casos apresentou aumento de 27%. É nesse cenário de alta nos casos e baixa imunização que Goiás identifica as duas novas variantes do vírus que são mais contagiosas.
O superintendente de Atenção de Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, confirmou que a nova variante do Reino Unido foi identificada em Goiás, em uma cidade no entorno de Brasília. O que preocupa é que a esta nova cepa é de 50 a 70% mais contagiosa que o vírus clássico, também já foi comprovado que ela pode ser de 30 a 40% mais letal.
O superintendente também confirmou que um paciente de Ceres foi contaminado com a nova variante de Manaus. Esta pode ser até três vezes mais contagiosa.
Confira os números
Em Anápolis são 21.901 casos confirmados e 465 mortes. Neste fim de semana, somando os números divulgados no sábado e no domingo, foram 94 novos casos confirmados e duas mortes. Goiás já confirmou 371.471 casos e 7.963 mortes.
O Brasil registrou 647 novas mortes, totalizando 239.294 óbitos desde o início da pandemia. A média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.105, a maior já registrada desde o início da pandemia. Foram também 22.440 novos casos diagnosticados, totalizando 9.833.695 brasileiros que já tiveram ou tem a Covid-19.