Fake News tem atrapalhado protocolos de segurança em escolas de Anápolis

cameras-escolas

De acordo com o diretor do Colégio Couto Magalhães, fake news são também um desafio para a segurança

Por Sarah Lydia*

Na última quarta-feira, 12, universitários de Anápolis passaram por um susto, ao receberem mensagens compartilhadas pelas redes sociais sobre um possível ataque às universidades da cidade. A situação foi investigada pela Polícia Militar em parceria com a Companhia de Policiamento Especializado, CPE de Anápolis, foi constatado que a informação era Fake News.

Ameaças de ataques em escolas têm sido um assunto bastante abordado nos últimos dias. A mensagem indicava que o autor tinha escrito mensagens no interior do Colégio Couto Magalhães. Para o Diretor da unidade, Professor Paulo Alberto, o compartilhamento de notícias falsas é um desafio no combate a situações desse tipo. “Pare de proliferar Fake News. Porque, por exemplo, como surgiu uma mensagem como essa de hoje. Se eu for atender todo mundo que me manda uma mensagem ou me faz uma ligação eu não tenho tempo em todas as medidas que eu preciso tomar de segurança e verificar se houve alguma vulnerabilidade”, enfatiza.  

O diretor lembrou ainda de casos anteriores em que fake news foram responsáveis por causar pânico na população, “Quantas intervenções militares nós tivemos no ano passado nessa época do ano. Quantos vídeos recebemos falando sobre o exército, mesmo assim não aconteceu nada. Isso trouxe angústia para muitas pessoas”, relembra. 

Confira a entrevista completa:

Professor Paulo alberto – diretor colégio couto magalhães

Segurança nas universidades

Várias universidades tem reforçado a segurança interna. A UniEvangélica, por exemplo, informou que limitou o acesso à instituição apenas para pessoas da comunidade acadêmica, por meio de identificação facial. O professor Paulo Alberto afirma que mesmo com o risco, manter a calma é também uma forma de contribuir com a segurança. “A gente não pode ser ingênuo de achar que não pode acontecer com a gente. Eu acho que isso é um risco grande, a gente tem que se precaver, mas a gente não pode entrar em desespero”, conclui. 

Segurança na rede municipal 

Em um vídeo postado nas redes sociais na última terça-feira, 11, o Prefeito Roberto Naves, afirmou que os colégios da rede municipal já possuem um segurança por unidade desde o início deste ano e agora irá reforçar a segurança externa com a presença da polícia militar nas unidades. “É um momento de preocupação, mas nós também não podemos nesse momento gerar o caos. E precisamos também contar com a colaboração de cada pai, convivendo, vigiando e cuidando do seu filho”, comentou. 

Segurança na rede estadual 

O Governador Ronaldo Caiado anunciou também na última terça-feira, 11, a autorização de vistorias de mochilas nas portarias das escolas e a criação de um projeto de lei com novas medidas de segurança nas escolas, incluindo detectores de metais nas entradas das instituições. 

*Estagiária em supervisão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!