Secretaria de Educação utiliza resultados da avaliação goiana para traçar estratégias de melhoria no ensino público municipal
DA REDAÇÃO
Cerca de 8 mil estudantes da rede municipal de Educação, dos 2º e 5º anos do ensino fundamental, realizam, nesta terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de dezembro, as provas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego). O objetivo é avaliar as habilidades dos alunos nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. Os resultados contribuirão para melhorar o desempenho educacional nas escolas públicas da cidade.
Para Flávia Fernanda de Souza, secretária municipal de Educação, a participação dos estudantes nessa avaliação é de extrema importância. “Todos os anos incentivamos nossas unidades de ensino a se engajarem em todo o processo do Saego, desde a preparação ministrada pelos professores da plataforma Educa Anápolis até a realização das provas. Dessa forma, podemos avaliar o que foi alcançado pelos estudantes durante o ano e planejar avanços e melhorias para a educação municipal”, afirmou.
Baseada nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, a avaliação do Saego classifica cada unidade de ensino em um dos quatro níveis de habilidade: abaixo do básico, básico, proficiente e avançado.
A prova do Saego é composta por 44 questões, sendo 20 de Matemática e 24 de Língua Portuguesa, e os estudantes têm duas horas e meia para resolvê-las. Criada em 2011, a avaliação segue os moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica Nacional (Saeb), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o intuito de diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos de escolas públicas e privadas do país.
Preparação
A rede municipal de Educação utilizou a plataforma virtual Educa Anápolis para intensificar a preparação para as provas. Durante vários dias, professores especialistas nas respectivas áreas de conhecimento realizaram aulas ao vivo e correções de atividades do Saego, utilizando recursos e aplicativos disponíveis na internet, além de metodologias ativas. Os estudantes puderam interagir pelo chat e refletir sobre seu estágio de desenvolvimento na apropriação do conhecimento.