Engenheiro anapolino conta suas experiências na BMW, Mercedes e Tesla

Design sem nome (5)

De Anápolis para o mundo”. Assim pode ser definida a trajetória do jovem engenheiro mecatrônico Aurélio Rosa, cuja carreira é recheada de grande sucesso no setor automotivo avançado. Em entrevista ao programa O X da Questão na Rádio Imprensa 104,9 FM, na quinta-feira, 03, de forma descontraída, ele resumiu seu envolvimento com o mundo tecnológico. A pouca idade não o impediu de dividir espaço com equipes da engenharia mais avançada no mundo, ao integrar grupos de empresas como a BMW, Mercedes, Tesla e outras gigantes da indústria automobilística avançada.

Filho do jornalista Odilon Alves Rosa e da empresária Lucimar Rosa, Aurélio, desde muito jovem demonstrou seu interesse e seu fascínio pelos números e pelos desenhos empresariais. E não demorou muito para materializar seus sonhos ao chegar a uma vaga na cobiçada Unicamp (Universidade de Campinas-SP). De lá, ganhou o mundo. Passou uma grande temporada no exterior e, agora, de volta ao Brasil, pretende colocar em prática projetos econômicos. Recentemente, Aurélio Rosa foi destaque nas redes sociais, por presentear sua mãe, Lucimar Rosa, com um Tesla Cybertruck, durante uma palestra promovida por ele, intitulada “O Futuro em Movimento”, onde compartilhou sua experiência no setor automotivo e o avanço dos veículos híbridos e elétricos no mundo.

Aurélio Rosa estudou em São Paulo (Unicamp), depois na Universidade Técnica de Munique (Alemanha). Começou a trabalhar na BMW naquele país, onde notou que seu trabalho era semelhante com o que a Tesla pretendia desenvolver na época. Ele diz que, certa feita, esteve com um funcionário da Tesla na cidade de Munique e, desse encontro, além de outras coincidências, abriram-se portas para seu ingresso na empresa mais famosa do mundo. Ele diz que, depois da pandemia da covid-19 decidiu voltar para ficar mais perto da família. Aos 36 anos de idade, o engenheiro Aurélio Rosa pretende iniciar novos projetos empresariais mas, enquanto isso, profere palestras em escolas especializadas, promove workshops e outros eventos onde compartilha sua carreira de sucesso.

Aurélio Rosa tem formação na Unicamp e na Universidade Técnica de Munique. Ele é especialista em software, mobilidade elétrica, sistemas autônomos e inteligência artificial embarcada. Desde 2013, atuou como engenheiro na Tesla e contribuiu para o desenvolvimento do Autopilot e participou de testes avançados de assistência ao motorista nas plataformas Model S, X e 3. Ele, também, liderou campanhas de testes na Europa e América do Norte. Com seu jeito simples e bem humorado, Aurélio Rosa convidou a equipe de jornalismo da Rádio Imprensa para um breve passeio no automóvel Tesla que dirige pelas ruas de Anápolis e chama a atenção por onde passa. Aliás, ele adquiriu dois exemplares: o que usa, e o que deu de presente para a mãe.

Por Nilton Pereira