A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), entregou quarta-feira, dia 12, a Unidade de Piscicultura na Estação Experimental de Anápolis (GO). O evento lançou a revitalização e ampliação da unidade que beneficiará o campo de pesquisa em piscicultura na região Centro-Oeste.
A reforma da Unidade de Piscicultura durou 15 meses. Para a revitalização do espaço foi investido um milhão de reais pela Emater e outros R$ 200 mil necessários para o desenvolvimento dos estudos, foram adquiridos por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
A reforma entregou 36 viveiros e dois laboratórios, sendo um destinado à reprodução e outro à analise de piscicultura, com foco principal em tilápias e peixes nativos. Dessa forma, o projeto visa fomentar o setor de pesquisa em piscicultura para agricultores familiares e estudantes.
A ampliação da unidade proporcionará a realização de serviços de pesquisa e estudos, em parcerias com universidades e a sociedade, e vai disponibilizar informações aos agricultores familiares.
Segundo o presidente da Emater, Pedro Arraes, “a revitalização é uma conquista para a agência como Agência de Inovação Rural, pois o Estado tem demonstrado potencial, infraestrutura e condições ambientais para alavancar a piscicultura.” Na cerimônia, destacou que a reestruturação não foi uma tarefa fácil e ressaltou a importância da participação da Fapeg e de seu investimento na unidade.
A recuperação e estruturação da unidade vai disponibilizar recursos como tecnologia de manejo e comercialização para o desenvolvimento mais intensificado na região, com objetivo de investimento no desenvolvimento de tecnologias de produção de peixes no Estado, facilitando o acesso à pesquisa para os pequenos produtores investirem nesse mercado.
De acordo com o pesquisador em Piscicultura da Emater, Rolando Mazzoni, “a geração de conhecimento que será feita aqui é muito importante tanto para universidade quanto para a sociedade em geral, beneficiando os pequenos produtores com aplicações imediatas de estudos realizados na unidade”.
A Emater tem investido na reestruturação física de suas unidades no interior do Estado, com a reforma de Unidades Locais e Regionais.
Com informações da Gerência de Comunicação para Inovação Emater