Emater Goiás inicia doação da safra de pequi para o Banco de Alimentos da OVG

WhatsApp-Image-2024-11-13-at-16.44.05

A iniciativa vai contribuir para a alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela organização

DA REDAÇÃO

A Emater Goiás iniciou nesta quarta-feira, 13, a doação da safra 2024 de pequi para o Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A iniciativa contribuirá com a alimentação de milhares de famílias goianas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição. Este é o segundo ano da ação, que tem como objetivo apoiar a alimentação de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição.

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, lembrou que em 2023 a entidade atingiu recorde de produção de pequi. “O pequi é um fruto nativo do Cerrado e símbolo da culinária do estado de Goiás. No ano passado, colhemos mais de 10 toneladas de pequi e devido a alta produção, doamos 7,5 toneladas para a OVG. Neste ano a expectativa é doar a mesma quantidade”, ressaltou Rafael Gouveia.

Marília Araújo é nutricionista e gastrônoma, e atualmente gerencia o Banco de Alimentos da OVG. Para ela, a ação possui uma grande relevância social. “Os resultados do trabalho da Emater poderão ser desfrutados por famílias em situação de vulnerabilidade, que agora podem garantir uma alimentação farta e com todos os nutrientes necessários”, conclui.

Os frutos que serão doados semanalmente, durante a safra, para o Banco de Alimentos são cultivados na Estação Experimental Nativas do Cerrado na sede da Emater, em Goiânia. No local, estão plantados em uma única área cerca de mil pés do fruto. Após a colheita, a equipe de pesquisa da Emater anota as informações detalhadas de cada árvore e depois prepara os frutos para serem recolhidos pela OVG.

A Emater possui o maior banco de germoplasma de pequi do mundo, que há mais de 25 anos reúne diversas variedades clonadas de árvores encontradas na natureza por meio de enxertia e reprodução assexuada. Os pequizeiros que fazem parte do banco estão distribuídas nas unidades de pesquisa da Emater em Goiânia, Anápolis, Porangatu e Araçu.

Banco de Germoplasma: o que é?

Um Banco de Germoplasma é uma coleção de materiais genéticos de plantas, que são conservados e estudados para entender melhor as características e potencialidades de cada espécie. Isso inclui a conservação de sementes, mudas e outros materiais vegetais. O banco de germoplasma de pequi da Emater tem como objetivo preservar e estudar as variedades do pequi, uma fruta nativa do cerrado brasileiro.

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!