Em uma semana, UPA da Mulher Anapolina faz mais de 1,6 mil atendimentos

WhatsApp Image 2024-12-26 at 13.22.23

Complexo tem serviços de urgência e emergência, além de cuidados ambulatoriais, com exames na Unidade de Saúde da Mulher

DA REDAÇÃO

Na primeira semana de funcionamento, a UPA da Mulher Anapolina Jamel Cecílio fez 1.628 atendimentos. Os dados são do relatório da Secretaria Municipal de Saúde para o período entre 18 e 25 de dezembro, e incluem o pronto atendimento e os serviços da Unidade de Saúde da Mulher Dr. Cláudio Abadia de Paiva.

Foram 85 exames realizados, entre eles ultrassonografia, eletrocardiograma e tomografia computadorizada. Centenas de pacientes passaram por consultas ambulatoriais. Cerca de 300 pessoas passaram pela Sala Verde, para serem medicadas ou permanecerem em observação. Três pacientes precisaram de ficar em observação na Sala Amarela, para aqueles que inspiram cuidados moderados, no período.

“É um número muito expressivo, sobretudo para um período festivo, que comumente há menos procura. Isso mostra o sucesso que é e será esta unidade, que fica para a história de Anápolis”, destacou o prefeito Roberto Naves.

Mais de 91% dos atendimentos foram a moradores de Anápolis. No entanto, pacientes residentes em diversas outras cidades do país também passaram pela UPA da Mulher. O complexo recebeu pessoas de Tocantins, São Paulo, Brasília, Bahia, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além de municípios do interior goiano, como Abadiânia, Goiás, Terezópolis, Goianápolis, Abadia de Goiás, Mineiros, Silvânia e Pirenópolis.

A faixa etária de 20 a 39 anos corresponde a quase metade dos pacientes atendidos. As mulheres de 40 a 49 anos representam 15%, enquanto as idosas foram 14%. Aquelas de 50 a 59 foram 12,35% do total de atendimentos.

“Na UPA da Mulher Anapolina, as mulheres da nossa cidade encontram atendimento digno, 24 horas, e não só de pronto atendimento. Todos os serviços do Cais Mulher estão presentes na Unidade de Saúde Dr. Cláudio Paiva. Tudo isso foi pensado para oferecer um atendimento específico, de qualidade e humanizado para as mulheres”, afirma a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, que destinou R$ 11,5 milhões para a construção da unidade.

A expectativa é de que a UPA da Mulher Anapolina realize cerca de 9 mil atendimentos mensais, desafogando a UPA Alair Mafra, na Vila Esperança. Ao todo, Anápolis fecha o ano de 2024 com quatro unidades de portas abertas. Também funcionam 24 horas e com pronto atendimento a UPA Pediátrica e o Centro Médico da Jaiara.

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!