O primeiro eclipse solar de 2025 ocorrerá neste sábado, 29 de março, a partir das 5h50 (horário de Brasília). Esse fenômeno será visível em diversas partes do mundo, como América do Norte, Europa, África e no norte da Ásia, com o ápice do eclipse parcial às 7h59. No Brasil, porém, a visibilidade será bastante limitada.
Apenas uma pequena área no extremo norte do Amapá terá a chance de observar o eclipse, mas de forma quase imperceptível. No território brasileiro, a Lua cobrirá apenas 0,14% do disco solar, o que torna o evento quase invisível sem instrumentos apropriados. Assim, o fenômeno passará despercebido para a maioria das pessoas.
Este será um eclipse parcial, em que a Lua bloqueia apenas uma parte dos raios solares, projetando uma sombra sobre a Terra. No entanto, não haverá um eclipse solar total, em que a Lua bloqueia totalmente o sol, criando o efeito da coroa de fogo ao redor dela. O próximo eclipse total acontecerá em fevereiro de 2027, visível no sul da África.
Embora os eclipses totais ocorram a cada 18 meses em algum ponto do planeta, o intervalo médio para um local específico é de 375 anos. Isso torna cada eclipse uma ocorrência rara e única, que frequentemente é registrado por imagens que marcam a história e são lembradas por gerações.