No Brasil, cerca de 80% dos casos poderiam ser evitados; Abril Marrom trabalha na conscientização da saúde ocular e prevenção da cegueira
DA REDAÇÃO
Abril Marrom é o mês da conscientização da saúde ocular e prevenção da cegueira. A coordenadora do Serviço de Oftalmologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ione Alexim, garante que 80% dos casos de cegueira são evitáveis ou tratáveis — o que significa que quase 700 mil brasileiros cegos poderiam estar enxergando caso tivessem sido tratados a tempo.
“Mais de 85% das informações que a gente aprende diariamente são recebidas através dos olhos. Então se o paciente tem alguma patologia ocular que faz com que ele fique com uma baia visão, vai interferir diretamente na independência e na autonomia dessa pessoa. Fazendo com que ela fique cada vez mais dependente das outras pessoas tanto do ponto de vista físico, psicológico e financeiro. Temos uma doença grave que precisa, sim, de muita conscientização.” De acordo com a Organização Mundial da Saúde mais de dois bilhões de pessoas vivem com deficiência visual ou falta de visão.