Crianças da primeira turma de Robótica em Anápolis contam experiências na sala de aula

WhatsApp Image 2026-10-08 at 14.21.43

Montar circuitos, programar sensores e entender como diferentes componentes funcionam já faz parte da rotina dos estudantes que participam das primeiras turmas de Robótica na Casa do Futuro, em Anápolis. As aulas começaram na primeira semana de setembro e atendem crianças e adolescentes em quatro turmas, com média de 25 alunos cada.

O curso integra o Programa START (Seguir Transformando Através da Robótica e outras Tecnologias), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e, em Anápolis, com apoio da Prefeitura.

Entre os estudantes está Anelise, de 10 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Professor Ernst Heeger. Ela conseguiu uma vaga após participar de um sorteio realizado na escola e frequenta as aulas de Robótica pela manhã, antes de seguir para a escola no período da tarde.

“Estou gostando demais. Fui a segunda a ser sorteada na escola. Estou aprendendo como montar as coisas e entender como elas funcionam”, conta a estudante.

Para Júlia Ribeiro, de 12 anos, estudante do 7º ano do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Arlindo Costa, o curso é uma oportunidade de aprofundar um interesse que ela já tinha. A mãe soube da formação pelas redes sociais e procurou fazer a inscrição.

“Eu sempre quis fazer. Os professores são muito bons, explicam de um jeito que a gente aprende rápido. Quero continuar enquanto puder”, afirma. Em uma das aulas, Júlia trabalhava na montagem de um robô com sensor.

Lucas Gabriel, de 11 anos, aluno do 6º ano do Colégio Estadual Leiny Lopes de Souza, também decidiu participar depois que a madrasta soube do curso e perguntou se ele tinha interesse. “Estou gostando muito porque estou aprendendo coisas novas. Quero aprender mais sobre robótica e tecnologia e, no futuro, quero trabalhar com isso”, diz.

Atualmente, a Casa do Futuro conta com quatro turmas que participam das atividades duas vezes por semana. Há horários específicos destinados a estudantes da rede municipal de ensino, das 8h às 10h e das 14h às 16h, com transporte disponibilizado para buscar e levar os alunos até as unidades escolares.

Segundo o professor Bruno Alves, formado em Engenharia Mecânica e Inteligência Artificial, explica que as aulas são desenvolvidas a partir de projetos práticos. Os estudantes aprendem desde a montagem dos componentes até a programação necessária para fazê-los funcionar. Entre as atividades desenvolvidas nessa fase do curso, estão projetos com sensores utilizados para identificar movimento ou presença.

Fotos: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!