Fique por dentro das principais manchetes de hoje e do balanço dos dados da Covid-19
RÁDIO IMPRENSA
Confira as principais informações da Covid-19 nesta terça-feira (15), em Anápolis, Goiás, Brasil e Mundo.
Em Anápolis Covid contamina mais mulheres, mas mata mais homens
Em Anápolis, a maioria dos contaminados é mulher. São 9.404 do sexo feminino e 7.867 do sexo masculino. Mas no que diz respeito a vítimas fatais, o perfil é outro. Dos 379 óbitos, 176 são mulheres e 203 são homens. Especialistas explicam que os homens procuram atendimento médico em fase tardia, fumam e consumem bebidas, o que fragiliza a saúde. E as mulheres tendem a ter maior exposição cuidando de familiares infectados, por isso se contaminam tanto.
Goiás prevê surto de Covid-19 em Janeiro
A pandemia voltou a avançar em Goiás, Nota Técnica divulgada pela UFG nesta segunda-feira (14) aponta que o índice de transmissão médio no Estado está em 1,13. Isso significa que cada grupo de 100 pessoas contaminadas pode contagiar outras 113 pessoas. A previsão é de surto em Janeiro, especialmente após o período de festas de fim de ano e viagens de férias.
Personalidades com Covid
Prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) mantinha, até o começo da noite de ontem, o quadro de saúde estável e os médicos seguem reduzindo gradualmente a sedação. A informação foi divulgada pelo boletim do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. A situação era a mesma de domingo, dia 13.
Morre o cantor Paulinho, vocalista do Roupa Nova. Ele se recuperava de um transplante de medula e pegou o Coronavírus, o quadro agravou e o músico faleceu ontem, segunda-feira (14).
Vacina
Os Estados Unidos iniciaram a vacinação contra a Covid-19 ontem. A intenção é imunizar profissionais de saúde e idosos primeiro.
Enquanto isso aqui no Brasil, a Anvisa informou que a liberação para uso emergencial de vacinas pode demorar até 10 dias. A agência afirmou ainda que não recebeu nenhum pedido de registro da vacina até agora.
O Instituto Butantan, que ia pedir a liberação emergencial para o uso da Coronavac mudou de ideia, agora quer o registro definitivo da vacina. A mudança de planos adiou o prazo de envio de dados à Anvisa.
Presidente da República Jair Bolsonaro quer exigir que brasileiros assinem um termo de responsabilidade para tomar a vacina contra a Covid-19.
Medidas de contenção
Aeroportos começam a registrar aglomerações para viagens de fim de ano. No Rio de Janeiro, o Galeão ficou lotado e os passageiros não respeitaram o distanciamento social. Em São Paulo, o aeroporto internacional registrou longas filas.
Justiça de São Paulo veta decisão do governo estadual e autoriza restaurantes a venderem bebida após às 20h. O limite havia sido imposto para frear o avanço da Covid-19.
Enquanto isso, na Europa, Londres volta a fechar bares, restaurantes, museus e cinemas para impedir o avanço da doença.
Números da Covid-19
Hoje, terça-feira (15), em Anápolis são 17.271 casos confirmados de Covid-19 e 379 mortes. Há cinco dias nenhum novo óbito é registrado na cidade. Em Goiás são 294.146 casos confirmados e 6.549 mortes.
No Brasil são 6.901.952 pessoas que já se infectaram, 181.402 delas morreram por causa da doença. No mundo são 72.241.724 casos confirmados, 1.612.262 mortes.