Adotadas há dois anos, medidas incluem racionalização da máquina administrativa e a otimização dos recursos públicos
DA REDAÇÃO
Desde o início da gestão, o governador Ronaldo Caiado optou por estabelecer uma série de medidas para promover ampla redução de gastos na máquina pública, tendo como premissa o desafio de entregar mais gastando menos. Dentre as ações, o Controle da Folha de Pagamento desponta com protagonismo no quesito economicidade. De janeiro de 2019 a dezembro de 2020, a diligência foi responsável por coibir mais de R$ 196 milhões em despesas impróprias.
Os procedimentos adotados incluem, entre outros, devolução de empregados de empresas com disposições irregulares, auditoria de óbitos, além de medidas como investimento em tecnologia, que abrange a parametrização do sistema responsável pela folha. Até o fim do exercício de 2022, com a eliminação das distorções e com as rotinas adequadas de controle, a economia pode alcançar R$ 550 milhões no período de quatro anos.
Responsável por gerenciar a folha dos servidores estaduais, a Secretaria da Administração (Sead) caminha junto às diretrizes da gestão do governador Ronaldo Caiado de “racionalizar os gastos e investir, principalmente, na população mais vulnerável”, complementa o titular da pasta, Bruno D’Abadia.
O secretário ressalta que o controle é liderado por uma equipe técnica qualificada de colaboradores efetivos e que a economia beneficia todos os goianos. “Os avanços foram possíveis pelo empenho dos profissionais do Estado e demonstram total comprometimento na utilização dos recursos. A parcimônia assegura investimentos importantes em políticas públicas que elevam a qualidade de vida dos cidadãos”, pontua Bruno D’Abadia.
O Governo de Goiás tem se destacado por diferentes ações de contenção de gastos, como revisão de contratos, redução de cargos em comissão, modernização do Estatuto do Servidor, entre outros. Com a regularização das contas públicas, desarranjadas por outras administrações, e o emprego dos princípios de austeridade, a gestão está cumprindo o propósito de resgatar a autoestima dos goianos com ética e transparência.
Fonte: www.goias.gov.br