Campanha incentiva compra de artesanato para presente de Natal

Artesanato_2

Ação da Secretaria da Retomada visa estimular comércio local e gerar renda aos artesãos afetados pela pandemia de Covid-19

DA REDAÇÃO

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, criou a campanha “Neste Natal, Presenteie com Artesanato Goiano” para estimular o comércio local e garantir renda aos artesãos afetados pelo fechamento do comércio, em decorrência da pandemia de Covid-19. A iniciativa pretende divulgar os locais que comercializam os trabalhos manuais de profissionais espalhados por todo o Estado, e que expõem as obras em lojas colaborativas.

Para o secretário da Retomada, César Moura, o ato de presentear alguém com artesanato produzido em Goiás combina fatores afetivos, econômicos e de preservação da cultura local. “Nosso objetivo com esta ação é estimular o contato entre o público e os artesãos e garantir incremento de renda a este segmento, muito afetado com a pandemia”, comenta Moura. O titular da Retomada considera ainda que “uma peça artesanal é um objeto único e de forte representação da história, tradição e cultura regional, o que só reforça o apelo emocional de presentear com um produto criado por um artesão goiano”.

Presentear com artesanato local é um gesto que envolve muita mais do que relações comerciais. É o que defende o superintendente da Retomada do Trabalho do Emprego e da Renda, Décio Coutinho. “Cada peça construída pelo artesão é uma expressão da sua arte, então sempre é feita com zelo e carinho especiais, o que reflete na qualidade do produto, diferente daquilo que é produzido em grande escala”, explica Décio.

Outro diferencial apontado pelo superintendente da Secretaria da Retomada é a carga afetiva que é depositava na produção de cada peça. “Comprar artesanato local fortalece e valoriza o trabalho de artesãos e artistas, incentivando o consumo de objetos produzidos de forma independente. Além disso, produtos artesanais são feitos sem pressa, com cuidado e consciência, por isso são dotados de história e personalidade, valorizando o patrimônio histórico e cultural imaterial”, declara Décio ao destacar que estes produtos carregam em si valores do local, servindo como um meio de divulgação do turismo e cultura.

Fonte: www.goias.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!