As urnas já estão liberadas e, neste domingo (27), milhares de anapolinos estão buscando as seções eleitorais para definir quem será o próximo prefeito da cidade pelos próximos 04 anos.
A expectativa, principalmente dos candidatos Márcio Côrrea (PL) e Antônio Gomide (PT), é ter revertido o cenário de abstenção registrado no 1º turno.
Isso porque, no último dia 06 de outubro, quase 29% do eleitorado da cidade decidiu não registrar os votos na urna. Na ocasião, Marcio Côrrea garantiu 49,59% dos votos válidos, enquanto Antonio Gomide teve 35,45%.
Uma das importâncias de uma abstenção menor, conforme abordado na Rádio Imprensa já no início desta manhã, é de justamente que a população tenha uma sensação maior de democracia, levando em consideração que o voto é um direito de todos os cidadãos.
Confira quais documentos são aceitos para votar nas Eleições 2024
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), não é possível garantir o direito ao voto apresentando certidões de nascimento, casamento ou a carteira de trabalho digital.
O título de eleitor também não é obrigatório, no entanto, é essencial que todos apresentem, nas seções eleitores, qualquer um dos seguintes documentos:
- e-Título (se tiver foto), disponível gratuitamente para Android e iOS;
- carteira de identidade,
- passaporte;
- carteira profissional emitida por entidade de classe reconhecida por lei;
- certificado de reservista;
- Carteira de Trabalho (somente a versão física);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).