Neste primeiro momento, as doses são destinadas a população idosa que mora em abrigos
A vacina contra a Covid-19 chegou a Goiás e a Anápolis. A imunização já foi iniciada aqui na cidade. Ontem dezenas de idosos de instituições de acolhimento, os asilos, foram vacinados contra a Covid-19. O trabalho das equipes de saúde continua ao longo desta semana.
O primeiro goiano a ser imunizado é um anapolino. Foi a dona Maria Conceição da Silva, de 73 anos, moradora do abrigo Professor Nichéforo Pereira da Silva. Ela recebeu a vacina durante cerimônia realizada ontem, na Unidade de Saúde do Bairro Leblon, onde o próprio governador do Estado, Ronaldo Caiado, que é médico, aplicou a dose.
Anápolis recebeu 5.960 doses nessa primeira remessa. Essas doses serão suficientes para imunizar cerca de 2.980 pessoas, já que serão reservadas algumas para a aplicação da segunda dose.
De acordo com o plano de vacinação da prefeitura, serão imunizados primeiro os idosos acolhidos em asilos. Depois os profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Os demais grupos de risco devem ser imunizados quando o município receber a segunda remessa de doses.
Goiás
Goiás recebeu 183 mil doses. A distribuição das doses para os municípios já começou. Aviões e caminhões refrigerados estão sendo utilizados para transportar a vacina.
Brasil
Ao todo 6 milhões de doses estão sendo entregues ao estados e municípios. No país, 16 estados no Brasil já começaram a vacinar a população com a CoronaVac, apesar do atraso na entrega das doses. Segundo o ministro Eduardo Pazuello, o atraso aconteceu porque a pasta teve que alterar voos com as doses para os estados.
Reforço de doses
Apesar do clima de esperança, o caminho para imunizar o grupo de risco no país ainda é longo. Nessa primeira fase da campanha, serão necessários quase 30 milhões de doses para vacinar os brasileiros do grupo prioritário. Atualmente o país possui apenas 6 milhões de doses. E a negociação para conseguir mais doses da vacina está travada.
O ministro Eduardo Pazuello explicou que ainda não tem previsão para buscar as vacinas negociadas com a Índia. As duas milhões de doses da vacina de Oxford, que seriam importadas de Mumbai, estavam previstas para chegar ao Brasil no domingo, mas a data do voo que partiria do Brasil foi adiada e ainda não há previsão de uma nova data. Nesta segunda, porém, Pazuello disse que a diferença de fuso horário complica as negociações.