Mais de 74 mil eleitores deixaram de votar no primeiro turno, o que representa 27,69% do eleitorado da cidade
Por Priscila Marçal
No primeiro turno das eleições 74.637 eleitores deixaram de ir votar em Anápolis. Eles representam 27,69% do total de eleitores da cidade. Se somarmos a esse número a quantidade de eleitores que foram às urnas no último dia 15, mas votaram em branco (6.764) ou nulo (12.028), o percentual de eleitores que deixaram de escolher um dos candidatos a prefeito em Anápolis foi de 34,66%.
Esses números são preocupantes para o processo democrático, já que a soma de abstenções, brancos e nulos é de 93.429 votos, mais do que o candidato a prefeito mais bem votado recebeu, que foi 82.139 votos.
Segundo a Chefe de Cartório de Anápolis, Patrícia Junqueira de Melo, “a pandemia causada pelo novo coronavírus contribuiu para a redução no número de eleitores que foram escolher o seu candidato no primeiro turno”.
Neste domingo, dia 29, o índice de abstenção pode ser ainda maior. Historicamente a quantidade de eleitores que deixam de votar no segundo turno é maior que no primeiro. Em 2016 por exemplo, a abstenção nas urnas foi de 19,11% no primeiro turno e de 23,38% no segundo.
A Chefe de Cartório disse que a Justiça Eleitoral se preparou para um possível aumento no número de abstenções. “Estamos preparados para um aumento no número de abstenções, tanto que enviamos mais formulários para justificativa de ausência de voto para os locais de votação”, completou.