Câmara Municipal de Anápolis se tornou referência com a Procuradoria Especial, órgão que teve atuação ampliada nesta legislatura
DA REDAÇÃO
A presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Andreia Rezende (Avante), juntamente com as vereadoras Cleide Hilário (Republicanos) e Capitã Elizete (PRD), recebeu nesta quarta-feira (12) as parlamentares de Jaraguá Dra. Jeanne Raquel (Republicanos), Fátima do Hélio (Republicanos) e Rauliveira Araújo (PL).
Segundo Andreia, o objetivo do encontro foi conhecer a experiência exitosa de Anápolis na proteção às mulheres e buscar referências para a implementação de um projeto semelhante em Jaraguá.
A Câmara Municipal de Anápolis se tornou uma referência ao criar a Procuradoria Especial da Mulher, um órgão pioneiro no país que oferece atendimento, acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade para redes de proteção.
A vereadora Cleide Hilário lembra que o sucesso da iniciativa foi tão grande que inspirou a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a adotar um modelo semelhante. Além disso, na atual legislatura, sob a presidência de Andreia Rezende, a Procuradoria foi ampliada para também abranger as áreas de Infância, Juventude e Pessoa com Deficiência, fortalecendo ainda mais a rede de assistência e suporte às populações mais vulneráveis.
“Nosso compromisso sempre foi o de garantir um espaço seguro para as mulheres que precisam de ajuda. Saber que nosso trabalho está servindo de modelo para outras cidades reforça a importância dessa iniciativa”, destacou Cleide Hilário.
Cleide Hilário, autora do projeto que criou a Procuradoria Especial da Mulher na legislatura passada, continua exercendo o cargo de procuradora. Já a vereadora Capitã Elizete atua como vice-procuradora, contribuindo com sua experiência na segurança pública para fortalecer as ações de proteção e combate à violência contra a mulher.
“A segurança das mulheres é uma prioridade e essa parceria entre as cidades é fundamental para fortalecer o enfrentamento à violência e garantir uma rede de apoio mais eficiente”, afirmou Capitã Elizete.
Durante a reunião, as parlamentares de Jaraguá conheceram de perto as iniciativas da Câmara de Anápolis, trocaram experiências e discutiram estratégias para implementar um projeto de proteção às mulheres em seu município.
A presidente Andreia destaca que o encontro reforçou a importância da cooperação entre cidades para ampliar políticas públicas eficientes e garantir mais segurança e dignidade para as mulheres.