UPA Pediátrica atendeu mais de 12 mil crianças em outubro

5041119174325

Local oferece toda estrutura necessária em pediatria na área de urgência e emergência

DA REDAÇÃO

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com perfil Pediátrico do Centro-Oeste e terceira do País já se tornou referência em pediatria para Anápolis e municípios vizinhos. Tanto é que, somente em outubro, foram realizados 12.418 atendimentos.

Os números comprovam a eficácia da unidade inaugurada pela atual gestão, em julho deste ano – exclusivamente para atendimento em pediatria e ortopedia infantil. “Foi sempre prioridade em nosso plano de governo. Hoje temos certeza que fizemos o certo”, destaca o prefeito Roberto Naves.

A unidade possui toda a estrutura necessária para atendimentos e procedimentos em urgência e emergência. A UPA Dr. Lineu Gonzaga Jaime ainda oferece ortopedia pediátrica, das 7h às 19h, todos os dias. “Agora as crianças têm, em um só local, todo o atendimento que precisam, com muita qualidade. Isso ainda desafoga o Hospital Municipal que é referência na área ortopédica”, destaca o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.

Outro local onde se pode notar o reflexo da unidade é na UPA Dr. Alair Mafra de Andrade (UPA Sul). Lá, as demandas gerais caíram 30% e, somente na pediatria, 95%. Isso sem falar nos atendimentos absorvidos da Santa Casa de Misericórdia que, desde o início do ano, reduziu a quantidade de serviços oferecidos.

Estrutura
A UPA com perfil Pediátrico Dr. Lineu Gonzaga Jaime está localizada na sede do antigo Cais Mulher e para adaptação e ampliação, a Prefeitura investiu R$ 1.016.000,00 em obras e mais de R$ 600 mil na aquisição de equipamentos e mobiliário.

O prédio conta com cinco consultórios médicos, farmácia, ludoteca, dois isolamentos, salas de nebulização, estabilização, medicação, coleta, curativo, raios-X, leitos de observação e setor de urgência com reanimação para receber crianças e adolescentes menores de 16 anos em casos de urgência e emergência.

Para isso conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos pediatras, clínicos e ortopedistas (a partir de setembro); enfermeiros; técnicos de enfermagem, gesso e raios-X; assistente social, nutricionista, farmacêutico, biomédico, psicólogo e psicopedagogo.

Para o funcionamento pleno da UPA com perfil Pediátrico, a Prefeitura assinou contrato com a Fundação Universitária Evangélica (Funev), Organização Social (OS) sem fins lucrativos, para gestão total da unidade. Todos os funcionários, medicamentos, insumos, lavanderia e demais custos são de responsabilidade da entidade.

Fonte: www.anapolis.go.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!