Decisão foi publicada nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União e entra em vigor à 0h do dia 3 de outubro
DA REDAÇÃO
Foi definido, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os termos do reajuste anual de tarifa de pedágio no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080). A decisão e os detalhes foram publicados nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União e entram em vigor à 0h de terça-feira (3).
As tarifas são reajustadas com base no índice da inflação do período (IPCA). É importante ressaltar que a cobrança praticada em cada praça de pedágio varia de acordo com a sua área de abrangência, definida no contrato de concessão.
Confira abaixo os valores praticados a partir de 3 de outubro:
DUPLICAÇÃO
Em agosto, foi entregue de forma antecipada 8 km de rodovia duplicada no trecho urbano de Gurupi, entre os km 662 e 671, no sentido norte. As obras geraram 1300 empregos, entre diretos e indiretos, além de beneficiar os usuários da rodovia, com mais comodidade e segurança – por esse trecho, passam mais de 9 mil veículos por dia.
Além da duplicação, o trecho recebeu também uma ponte nova, além da adequação de uma estrutura já existente, sobre o córrego Pouso do Meio. Também foi realizada a implantação de três retornos.
Ao todo, este ano, foram entregues 11,25 km de duplicação, com três retornos, dois viadutos, uma passarela para pedestres e 5,6 km de marginais em cada sentido, entre implantação e adequação daquelas já existentes. Já em Aliança, são 1,6 km de duplicação, dois viadutos e 1,6 km de vias marginais em cada um dos dois sentidos.
A obra totaliza R$ 200 milhões em investimentos. Isso marca mais um grande investimento no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, além de representar mais oportunidades para o setor produtivo da região, com mais facilidade de escoamento da produção, ainda abre caminhos para o turismo e proporciona mais segurança para motoristas e pedestres.
INVESTIMENTOS
Ao todo, o contrato de concessão do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080), administrado pela Ecovias do Araguaia, prevê 622 quilômetros de duplicações – 57% com previsão de conclusão até o final de 2031 (10º ano de contrato). Serão investidos R$ 9,8 bilhões em obras, além de outros R$ 5,8 bilhões relativos a custos operacionais, conforme estimativas do Governo Federal.
Em Goiás, até o final de 2025 (4º ano do contrato de concessão), serão cerca de 53,44 quilômetros de duplicações, contemplando Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km). E, até o final do contrato, serão 448,54 quilômetros de rodovias duplicadas no estado.
Em todo o Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, também está prevista a construção de 27 km de novas faixas adicionais, 20 viadutos, 16 novos acessos, 144 novos retornos, 42 dispositivos de interseção e passagens inferiores.