DA REDAÇÃO
A Saneago divulgou, nesta quinta-feira (08/08), seu Relatório de Demonstrações Financeiras referente ao segundo trimestre de 2024. O documento apresenta o desempenho nos meses de abril a junho, bem como o resultado acumulado no primeiro semestre, fazendo ainda uma comparação com os mesmos períodos do ano passado.
Os bons resultados são reflexo das escolhas sustentáveis da companhia e impulsionam uma eficiência saudável. Comprovando, mais uma vez, a solidez e a capacidade econômica. Destaque para o volume de investimentos nos primeiros seis meses de 2024, que alcançou R$ 400 milhões, valor 21,59% maior que o do mesmo período de 2023.
Cada real investido reflete no aumento da população atendida, em saúde pública, na qualidade dos serviços e na regularidade do abastecimento.
Nesse sentido, somente neste primeiro semestre, foram concluídas 18 obras e 31 estão em andamento, com foco na segurança hídrica e na universalização do atendimento à população com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
“O desempenho foi assegurado pela disciplina em custos. E continuamos preparados para fazer investimentos significativos em longo prazo”, frisou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.
A Saneago registrou ainda uma elevação de R$ 45 milhões no lucro líquido apenas no segundo trimestre de 2024 – valor 43,65% maior que o alcançado no mesmo período de 2023.
O caixa no azul garantirá à companhia a contratação de ainda mais obras para a franca expansão dos sistemas. Além de melhorias na infraestrutura já existente, aplicação em programas sociais e ambientais, melhorias operacionais, aquisição de equipamentos e maquinários, entre outros.
Índices de atendimento da Saneago
O relatório destaca que, nos municípios onde a Saneago opera, o atendimento com água tratada já chega a 98,07% da população. Lembrando que o índice é praticamente universalizado e que já são mais de 6 milhões de pessoas atendidas com o serviço. Comparado com o segundo trimestre de 2023, foram 106 mil novas pessoas atendidas com água potável.
O índice de atendimento de esgoto já alcança 73,62% da população, registrando um crescimento de 3,09% comparado ao mesmo período de 2023. O aumento representa 205 mil novos goianos com acesso ao sistema de esgotamento sanitário em um ano.
Os índices da Saneago estão bem acima da média nacional, que é respectivamente 84,2% para atendimento com água e 55,8% para esgoto.
Vale ressaltar ainda que a média nacional de atendimento com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário é elevada, especialmente, pelos índices de alguns estados das regiões Sudeste e Sul e que, neste contexto, os índices da Saneago também contribuem para elevar a média nacional.
Perdas na distribuição
A eficiência operacional também é destaque no documento. A Saneago registrou 24,42% de perdas de água na distribuição, sendo a única companhia estadual a cumprir a meta do Marco Legal do Saneamento, quase dez anos antes do prazo estabelecido.
Além disso, foi registrada redução de 1,09% no índice de perdas de água na distribuição em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Menos água perdida na distribuição resulta em mais água disponível nas torneiras dos goianos, sendo fundamental para o enfrentamento do período de estiagem. É importante ressaltar que, nesse quesito, Goiânia ocupa a melhor posição no ranking das capitais brasileiras, com perdas na distribuição na casa dos 12%, segundo a atualização mais recente da Saneago. Esses números positivos estão alinhados com os padrões de grandes referências europeias e asiáticas
Relatório
O relatório de demonstrações financeiras está disponível no site de Relações com Investidores da Saneago. Na página ri.saneago.com.br também é possível se cadastrar no mailing para receber informações financeiras a respeito da companhia, sempre que houver atualização.