Objetivo é atender pessoas com dificuldade ou nenhuma locomoção em suas próprias residências
DA REDAÇÃO
Oferecer atendimento em saúde a toda população é a prioridade da Prefeitura de Anápolis. Para isso, é necessário traçar estratégias e desenvolver programas que assistam a todos. Um exemplo é o atendimento de saúde bucal em domicílio que atende pessoas acamadas ou que tem problemas de locomoção.
E o que dá certo deve ser compartilhado. Por isso, o programa de Atendimentos Domiciliares da Coordenadoria da Saúde Bucal de Anápolis foi convidado para ser apresentado na 3ª Jornada Científica da Secretaria de Estado de Saúde, nesta terça-feira, 30, em Goiânia. Com o tema “A Inclusão dos Serviços Domiciliares em Odontologia para Pacientes Acamados”, o serviço foi mostrado a todos os municípios goianos como exemplo de inclusão, acessibilidade e qualidade.
A responsável por apresentar o programa foi a odontóloga Patriana Almeida que realiza os atendimentos em domicílio com uma estrutura móvel necessária para os procedimentos em quem não pode se deslocar até uma unidade de saúde. “É um alívio para muitas famílias. Presenciamos isso em cada visita que fazemos. Fora o vínculo que estabelecemos com essas pessoas”, destaca a profissional.
Saúde da Família
O programa funciona por meio de encaminhamentos feitos pelas unidades de Saúde
da Família que, além do atendimento em consultórios, possuem equipe de agentes
comunitários que visitam as residências próximas e fazem um levantamento geral
das necessidades de cada cidadão. “É um trabalho de formiguinha, que começa lá
na ponta e que traz resultados extremamente positivos”, finaliza Patriana
Almeida.
Fonte: www.anapolis.go.gov.br