Com serviços humanizados, o equipamento público transforma vidas e fortalece vínculos, oferecendo suporte essencial à cada indivíduo
DA REDAÇÃO
Reafirmando o seu compromisso com o bem-estar social da população em situação de rua, a Prefeitura de Anápolis tem atuado de forma expressiva por meio do Centro de Atendimento Especializado a Pessoas em Situação de Rua, o Centro Pop. O espaço promove atividades de sociabilidade, visando o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, e oferece serviços humanizados destinados à população com direitos violados.
Um dos principais pilares do trabalho realizado é a abordagem social, que envolve a busca ativa por essas pessoas, visando estabelecer contato e oferecer apoio individualizado. A equipe realiza atendimentos com escuta qualificada, promovendo orientação e acompanhamento personalizado.
Segundo Dallila Mariane, secretária de Integração, a abordagem da equipe às pessoas em situação de rua é feita de forma humanizada. “A equipe do Centro Pop busca acolher de forma integral e atenta, essencial para o desenvolvimento do trabalho social. Por meio da escuta ativa, os profissionais conseguem compreender a realidade e as necessidades de cada indivíduo, o que é fundamental para ofertar os serviços necessários de acordo com cada pessoa”, explica.
Além da abordagem, o Centro Pop também oferece em suas dependências quatro refeições diárias, espaço para a guarda de pertences, locais para higiene pessoal, lavanderia, roupas e agasalhos, cobertores e cortes de cabelo. Atuando de forma integrada, o espaço também facilita a emissão de documentos essenciais, como RG, CPF e Carteira de Trabalho, e oferece encaminhamentos para o mercado de trabalho e cursos profissionalizantes.
Essas ações são potencializadas por parcerias com diversas instituições, como a Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Comunidades Terapêuticas e o Comitê Intersetorial de Acompanhamento. Essas colaborações são essenciais para ampliar o alcance e a eficácia dos serviços oferecidos. Além disso, o espaço intermedia ações da rede socioassistencial, como Comunidades Terapêuticas, Casas de Passagem e a rede de Saúde Mental.
“O nosso objetivo é fornecer meios para que possam adquirir autonomia e, com isso, novos projetos de vida, assim é possível reinseri-lo em seu convívio familiar e/ou comunitário”, salienta a secretária.
O processo de reintegração social e familiar é cuidadosamente planejado. O Centro Pop inicia o contato com a pessoa em situação de rua e, quando possível, busca estabelecer um canal de comunicação com a família. Nos casos em que não há vínculos familiares, o encaminhamento é feito ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), garantindo que cada indivíduo receba o acompanhamento adequado.
No entanto, este trabalho não é isento de desafios. A mobilidade da população em situação de rua e a resistência ao acolhimento devido a experiências passadas negativas, são obstáculos que a equipe precisa enfrentar diariamente. Além disso, as condições de saúde físicas e mentais, muitas vezes agravadas por vínculos familiares fragilizados e o estigma social, tornam a situação ainda mais complexa.
“Apesar dos obstáculos, a equipe segue atuando de forma expressiva. O empenho da gestão transformou o Centro Pop em símbolo de esperança para a nossa comunidade. Nele, a dignidade humana é resgatada e novas possibilidades são construídas para aqueles que mais precisam. A unidade tem ajudado a transformar vidas, dia após dia”, finalizou Dallila Mariane.
Reinauguração
No último mês, a Prefeitura de Anápolis inaugurou o novo prédio do Centro Pop Bauer dos Reis, atendendo a todos os parâmetros de acessibilidade. As melhorias incluem novos banheiros, adequação dos ambientes administrativos e de triagem, e a construção de um canil para os animais que acompanham os acolhidos. Além disso, foi construída uma nova guarita e um pátio.