Medalha Dulce de Faria é entregue a 29 mulheres que fazem a diferença na cidade de Anápolis

WhatsApp Image 2025-03-20 at 21.33.09

Honraria foi concedida em sessão solene no plenário Teotônio Vilela marcada pela emoção e por discursos que reafirmam a força feminina em Anápolis

DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal realizou sessão solene, na noite desta quinta-feira (20.mar), para entrega da Medalha Dulce de Faria a 29 mulheres com serviços prestados nas mais diferentes áreas, escolhidas pelas vereadoras e vereadores para representarem a sociedade anapolina na edição 2025 de uma honraria criada para marcar o mês da mulher.

A Mesa Diretiva da sessão solene foi ocupada pela bancada feminina – além da presidente Andreia, as vereadoras Seliane da SOS (MDB), Capitã Elizete (PRD) e Cleide Hilário (Republicanos) –, pela primeira-dama do município, Carla Corrêa, e pelas homenageadas Eliete Mendes Moreira Jorge, Jusceliane Vieira de Oliveira Teles e Kerllen Rosa da Cunha Bonome.

Em seu discurso, a presidente da Câmara, Andreia Rezende (Avante), destacou que o Legislativo vive um momento muito especial e ela, primeira mulher a comandar a Casa, se sente honrada por estar à frente da sessão solene de entrega da Medalha Dulce de Faria.

“Passei o dia emocionada por saber que esse dia se tornou possível, graças à luta de homens e mulheres. Se eu falasse isso [que uma mulher presidiria a Câmara] há 50 anos, não seria possível. Se eu falasse isso há seis meses, muitos não acreditariam. Mas isso só foi possível porque muitas lutaram e abriram lugares na democracia para mulheres ocuparem espaço”, disse a presidente.

Andreia destacou a bancada feminina do Legislativo anapolino. Lembrou que Seliane está à frente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a mais importante da Câmara; ressaltou que Cleide preside a Procuradoria da Mulher, Infância e Juventude e Pessoa com Deficiência; destacou que Capitã Elizete chega ao seu primeiro mandato com “competência, lealdade e força de espírito”. Andreia ainda mencionou a vereadora Thaís Souza (Republicanos), ausente no evento, mas que segundo a presidente é “competente, dedicada e faz a diferença na Casa”.

“São também essas características que vejo em cada uma das mulheres dessa cidade. Vocês abrem caminho, fazem a diferença e foram escolhidas a dedo para representam todos os 400 mil habitantes de Anápolis. Essa homenagem é uma forma de trazer luz, mostrar a história de cada uma e evidenciar para outras mulheres o caminho a ser trilhado”, disse Andreia.

A primeira-dama Carla Corrêa ressaltou que a homenagem feita pela Câmara é dedicada a mulheres, que com suas trajetórias de vida, “tem construído valores cristãos, de família, além de servir a comunidade e o próximo”. “Parabéns pela homenagem, mulheres. Eu já recebi essa medalha e me orgulho muito, pois dona Dulce de Faria foi uma grande mulher a frente do seu tempo”, afirmou a primeira-dama.

Escolhida para falar em nome dos vereadores e vereadoras, Capitã Elizete ressaltou o significado da escolha de cada uma para receber a honraria. “Nos debruçamos em trajetórias e buscamos dar honra àquelas que contribuem de maneira importante para o crescimento dessa cidade”, discursou.

Kerllen Bonome foi escolhida para falar em nome das homenageadas. “Cada uma é uma vela acesa que não pode ficar escondida. E a fonte dessa luz é Jesus. Somos reflexo da sua graça, bondade, misericórdia e poder. Estamos todas felizes pelas vidas que se dedicam para o bem dessa amada Anápolis”.

“Agradecemos imensamente a honraria nos concedida por essa Casa. Agradecemos aos nossos pais e mães, esposos e companheiros, familiares e amigos pelo apoio, paciência e carinho. Sabemos que todos tem orgulhos pelos feitos das homenageadas”, completou Kerllen.

Dulce de Faria

Dulce de Faria foi primeira-dama do município nas duas gestões de seu marido, o médico Anapolino de Faria (1983-1986 / 1989-1993). Uma união que durou 60 anos. Carioca de nascimento, construiu sua história de vida em Anápolis, onde se destacou por sua personalidade marcante: mulher de fibra, coragem, carismática e sempre preocupada com o próximo, principalmente com as crianças. Criou o projeto Dom Bosco, que depois se transformou na Sociedade Dom Bosco, sendo considerado um dos melhores programas sociais de Goiás.

As homenageadas:

Ana Maria Franco Bernardes
Bruna Abraão Santos
Cláucia Alves da Costa
Divina Vilma Vieira Dabadia
Eliete Mendes Moreira Jorge
Elizabeth Soares da Silva
Elizete Trindade Botosso Baia
Eva Monteiro Elói
Gláucia de Lourdes Barros Seixas
Helena Bollella da Costa
Jussara Helena Alves
Jusceliane Vieira de Oliveira Teles
Juliana Lopes Amorim
Kerllen Rosa da Cunha Bonome
Lilian Otoni
Lilian Portes Guimarães de Miranda
Luana Francisca Barbosa Lopes
Ludmilla Souza Lima
Maressa Stephanie Ovídio Alves
Maria Aparecida Santos Oliveira
Maria Augusta Pires
Maria Helena de Paiva Moraes Benedetti
Maria Isabel Fernandes Mosquera Mendes
Maria Sônia Pereira
Mariza de Freitas Pedroso
Regina Pereira dos Santos
Silvana Célia Rezende Silva
Thelma Belchior de Sousa
Wilma Vilaça Lente

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!