Clientes que serão impactados recebem aviso da distribuidora ou podem consultar sobre ações que incluem sua unidade consumidora
DA REDAÇÃO
Muita gente já ouviu falar em manutenção programada, mas não sabe exatamente o que é esse tipo de serviço e nem qual a sua finalidade. Pensando nisso, a Equatorial Goiás destacou os principais pontos que os clientes precisam saber sobre esse serviço tão importante para os consumidores e para a distribuidora.
O primeiro ponto é lembrar que a rede de distribuição de energia elétrica precisa de manutenção, assim como os veículos ou mesmo a saúde. Por isso, as manutenções programadas proporcionam melhorias na rede e têm o objetivo de levar mais qualidade e confiabilidade ao fornecimento de energia. As ações contemplam podas de árvores, limpeza de faixas de servidão (áreas localizadas sobre as linhas de distribuição), implantação e substituição de postes, transformadores, cabos e outros equipamentos de rede e atividades.
Outra informação importante é que as manutenções programadas podem ocorrer com a linha viva (com energia) ou desenergizada, apenas na região onde serão realizados os serviços. Nos casos em que há o desligamento, a Equatorial Goiás sempre avisa aos clientes com, no máximo, 72 horas de antecedência, por meio de cartas entregues em cada casa ou estabelecimento comercial, informando data, horário e endereços envolvidos.
Mas o cliente também pode se antecipar e consultar sobre a manutenção programada em sua localidade. Para isso, ele deve realizar o seguinte procedimento:
– acessar a Agência Virtual da Equatorial Goiás em https://equatorialgoias.com.br/LoginGO.aspx ou, no site https://www.equatorialenergia.com.br/, clicar em Goiás e, em Links Úteis, acessar Agência Web;
– em seguida, digitar sua unidade consumidora (UC – número disponível na conta de energia, na parte superior da fatura, com fundo laranja), o CPF do titular e confirmar o captcha;
– no menu de Opções, à esquerda, clicar em Atendimento e, em seguida, Consulta de Desligamento Programado.
Caso o cliente esteja na área da manutenção programada, estarão disponíveis a data, horário de início e fim do serviço e o tipo de tarefa a ser realizada.
A Equatorial Goiás deixa claro que a manutenção programada não contempla cidades inteiras, mas sim trechos de bairros, ruas ou locais específicos dos municípios onde é necessária a ação corretiva. Quando há desligamento de energia, as datas e horários detalhados são informados diretamente aos consumidores onde ocorrerão os trabalhos.
Mais informações também podem ser adquiridas por meio dos seguintes canais de comunicação:
– Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
– Assistente virtual Clara, pelo WhatsApp (62) 3243-2020;
– Central de Atendimento 0800-0620196 ou;
– Agências de atendimento presencial.
Outras Orientações
Quando o assunto é energia elétrica, todo cuidado é pouco. Por isso, é importante garantir a segurança de todos durante os desligamentos programados. E uma forma de fazer isso é evitar mexer na rede elétrica durante a realização do serviço, pois a energia poderá voltar antes do horário previsto.
É importante destacar que o desligamento poderá ser adiado temporariamente, no caso do atendimento de uma demanda emergencial. Se houver essa necessidade, a Equatorial Maranhão informará a nova data para que os clientes se programem novamente.
Calendário
Confira no site da empresa a lista de locais que terão serviços de manutenção programada no período entre 01/01 e 07/01: https://go.equatorialenergia.com.br/2024/01/02/equatorial-goias-realiza-manutencoes-programadas-para-melhorias-no-fornecimento-de-energia-4/