O governo do Estado tem verbas disponíveis para financiar projetos culturais, mas muitos artistas deixam de conquistar o incentivo por falta de conhecimento para elaborarem os projetos
DA REDAÇÃO
Representantes do poder público promovem um encontro hoje (25), para ajudarem artistas anapolinos a se cadastrarem projetos na Lei Aldir Blanc, que é uma espécie de Auxílio Emergencial da Cultura de Goiás. Por meio desse projeto, os artistas recebem dinheiro para investirem em sua arte. Não é um empréstimo, é uma concessão financeira do Estado para valorizar a arte goiana.
O encontro é uma iniciativa do deputado estadual Amilton Filho (SD), que se uniu à equipe da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Prefeitura de Anápolis para auxiliar os artistas anapolinos. “Temos poucos projetos de Anápolis cadastrados na Lei Aldir Blanc, e isso acontece principalmente por falta de conhecimento dos artistas para elaborarem os projetos necessários”, explicou o deputado.
O encontro acontece até às 17h desta quarta-feira (25), na Escola de Artes Oswaldo Verano. Quem comparecer ao local vai receber consultoria gratuita com dicas e instruções de preenchimento dos editais.
Lei Aldir Blanc
A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, criada pelo Governo Federal, vem para ajudar o setor bem como os espaços culturais. Está garantido para Goiás o investimento R$ 40 milhões distribuídos em 20 editais diferentes.
Projetos de artes visuais, artesanato, audiovisual, arte feminina, pontos de cultura, circo, cultura popular, cultura kalunga e quilombola, crianças e adolescentes, dança, fomento à bibliotecas comunitárias e museus, festivais, direitos humanos, hip hop, letras, teatro e música, além de propostas focadas nas tradições e no saber goiano, podem receber o auxílio.
Serviço
Preenchimento de editais para Lei Aldir Blanc
Quando: Quarta-feira (25/08), das 09h às 17h
Onde: Avenida Goiás, esquina com Rua 14 de Julho, Centro