Eleição para conselheiros tutelares leva 12 mil cidadãos às urnas

Os candidatos que apresentaram maior número de votos ainda deverão passar por prova de titulação antes do resultado final

DA REDAÇÃO

Aconteceu neste domingo, 01, mais uma etapa do processo de escolha para os conselheiros tutelares, quadriênio 2024-2028. A votação foi realizada em três zonas eleitorais, estabelecidas nas faculdades Fibra, Fama e UniEvangélica, e contou com a participação de quase 12 mil eleitores, 30% a mais que no último processo realizado em 2019, que teve a presença de nove mil anapolinos nas urnas.

“É muito satisfatório ver cada vez mais a participação da população anapolina, visto que esse processo de escolha não é obrigatório. Isso demonstra a quão fortalecida é a rede de proteção à criança e ao adolescente. A gente percebe que essa adesão por parte da população mostra que ela está cada vez mais engajada na defesa dos direitos da criança e do adolescente”, comentou a secretária de Integração, Eerizania Freitas.

A etapa, que contou com 63 candidatos, ainda não é o resultado final de todo o processo de escolha. Os 15 mais votados ainda serão convocados para a prova de títulos e documentos, mais uma etapa antes da publicação do resultado final, prevista para o dia 30 de outubro. “Este resultado ainda não é definitivo, os votos foram contabilizados, mas o processo de seleção continua e a classificação pode ser alterada”, reforça a promotora de justiça, Maysa Morgana Chaves.

Para o presidente da comissão eleitoral, Pedro Henrique Moreira, o próximo passo, além da divulgação do resultado da eleição no Diário Oficial do Município, é a análise de possíveis denúncias e impugnações. “Analisaremos tudo em comissão especial e, caso algum candidato não concorde com a decisão, ainda é possível recorrer junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que irá julgar os casos em última instância”.

A escolha dos novos conselheiros é conduzida por uma comissão especial, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e fiscalizada pelo Ministério Público do Estado através da 17ª Promotoria de Justiça de Anápolis. Além disso, conta também com apoio do Tribunal Regional Eleitoral. O município possui três conselhos tutelares (norte, sul e leste) e o processo irá escolher cinco novos conselheiros e cinco suplentes para cada conselho, com mandato de quatro anos.

A realização de todo o processo de escolha dos novos conselheiros é conduzida pelo CMDCA, por meio de uma comissão especial, e conta com o suporte da Prefeitura, por meio da Secretaria de Integração e de todas as secretarias municipais. Ao todo, mais de 400 servidores trabalharam nas zonas eleitorais prestando todo o apoio logístico.

Conheça a relação dos candidatos por ordem de quantidade de votos:

1 – Gleidson Ferreira (741 votos)
2 – Lorena Silva (700 votos)
3 – Elivane Gamboa (683 votos)
4 – Lídio José (551 votos)
5 – Filomena Ferreira Teodoro (534 votos)
6 – Erci Oliveira (400 votos)
7 – Joanan Fernandes (397 votos)
8 – Laís Inocêncio (374 votos)
9 – Maria de Jesus (359 votos)
10 – João Marcos Beiriz (341 votos)
11 – Lilian Batista (327 votos)
12 – Dra. Grazielle Ramos (326 votos)
13 – Hallem (289 votos)
14 – Ricardo Farias (284 votos)
15 – Carol Lannes (261 votos)

O resultado completo do processo de escolha estará disponível nos próximos dias no Diário Oficial do Município e também na página do Tribunal Regional Eleitoral.

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!