Antes de comandar o ensino militar em todo o Estado, Cel Luciano foi diretor do Colégio da Polícia Militar Dr Cesar Toledo, o mais tradicional de Anápolis
Por Priscila Marçal
Em entrevista à Rádio Imprensa, o Coronel Luciano Magalhães, Comandante de Ensino da Polícia Militar, comentou sobre a estrutura dos colégios militares de Goiás. São 76 já estabelecidos, e mais 7 devem ser implantados até o fim do ano, totalizando 83 Colégios Militares no início do próximo ano.
Ouça a entrevista na íntegra:
Devido às novas unidades e melhorias feitas nas já existentes, em 2024 o Estado terá mais 1.500 vagas em unidades das escolas militares, ultrapassando a marca de 10 mil estudantes neste sistema. Ainda assim, a disputa por vagas é muito grande. “Nós abrimos as inscrições para o ano letivo 2024 na última segunda-feira, dia 02, apenas no primeiro dia, tivemos 15 mil inscrições, mais que o total de vagas que estamos ofertando”, comentou o comandante. Ele ressaltou que a disputa no ano letivo 2023 ficou em torno de 15 candidatos por vagas.
Durante a entrevista Cel Luciano reafirmou que nenhuma unidade militar no Estado de Goiás será fechada, finalizando, definitivamente, a discussão sobre o fechamento de colégios militares, determinada pelo Governo Federal no início do ano. “Em Goiás havia sete unidade de Colégios Militares Federais, nós estadualizamos todas elas, por isso, nenhuma unidade foi fechada no Estado. Pelo contrário, nos últimos dois anos abrimos mais 16 unidades”.
Estrutura dos Colégios Militares
O Cel Luciano também aproveitou a oportunidade para falar sobre a estrutura dos Colégios Militares, que não são integrais, mas acabam funcionando como se fossem. “Os alunos aproveitam o contraturno escolar para participarem de atividades extracurriculares como cursos de línguas, curso de música, atividades esportivas, aulas pré-vestibular, entre outras”, explicou.
Além disso, algumas unidades, especialmente as mais antigas, contam com estrutura diferenciada. Em Anápolis, por exemplo, o CPMG César Toledo e o CPMG Gabriel Issa possuem piscina, que é mantida pela Associação de Pais e Amigos.
“É importante ressaltar que a grade curricular dos CPMGs é a mesma de colégios convencionais, o diferencial está na disciplina, nos métodos e na estrutura dos colégios, que recebem uma atenção especial do comando da Polícia Militar. Tudo isso tem resultado na redução de criminalidade, já que combatemos o problema na base, que é a formação de cidadãos conscientes”, finalizou.