Em três meses foram quase 18 mil atendimentos em urgência e emergência e atenção básica
DA REDAÇÃO
Na teoria uma unidade mista de saúde, mas na prática um pronto atendimento em geral da região Norte de Anápolis. Assim se define o Centro Médico Jaiara José Vieira da Silva, inaugurado em 26 de julho deste ano e que, até o final de outubro, realizou 17.687 atendimentos.
“É por isso que sempre incluo o Centro Médico Jaiara quando falo em atendimento 24 horas. Com essa unidade, iremos entregar a gestão com quatro portas abertas, otimizando o atendimento à saúde em todas as regiões”, ressalta o prefeito Roberto Naves, se referindo ainda às UPAs Alair Mafra e Pediátrica, e a da Mulher, que será inaugurada em breve.
Roberto Naves destaca que a conclusão desta unidade faz parte do processo de reestruturação da rede, iniciado em 2018, e que contará também com o Hospital Georges Hajjar. Com a necessidade de um suporte mais robusto na região da grande Jaiara foi inaugurado o Centro Médico que atende mais de 50 mil pessoas da grande Jaiara e bairros próximos.
O Centro Médico Jaiara é a primeira unidade mista da cidade. O Pronto Atendimento funciona 24 horas com uma equipe por plantão, ofertando serviços em clínica médica. O local atende a grande Jaiara incorporando e dando suporte para todo o município e, principalmente, aos setores Adriana Parque, Jardim Alexandrina, Anexo Itamaraty, Parque dos Pirineus, Jardim Guanabara, Bandeiras e Parque Iracema.
A previsão inicial do pronto atendimento era realizar cerca de 3 mil atendimentos por mês, mas somente em outubro, foram mais de 8 mil. A estrutura conta com quatro leitos de estabilização, seis de hidratação e sala de injetáveis destinados aos pacientes que não tenham indicação de suporte avançado ou de internação em enfermaria. A unidade também realiza exames laboratoriais básicos para resolutividade do serviço e de raio-X.
No mesmo local, a Vila Jaiara ganhou uma unidade básica que funciona das 7h às 17h, com uma equipe de estratégia de saúde da família, ofertando consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico e visitas domiciliares. Também auxilia como suporte das unidades do Parque Iracema e Bandeiras, além dos setores Vila Bela e Jaiara Sul.
Para o secretário municipal de Saúde, Aladim Nepomuceno, a unidade é essencial para desafogar unidades como a UPA Alair Mafra, ofertando atendimento mais ágil e humanizado à população. “São 8 mil pessoas a menos procurando a UPA Alair Mafra, isso significa quase o atendimento geral da UPA Pediátrica que é de cerca de 9 mil crianças por mês. Uma ação estratégica que fortaleceu a rede e melhorou o pronto atendimento”, diz.