Tecnologia consolida o compromisso da administração pública com o conforto e segurança dos anapolinos
DA REDAÇÃO
Bairros da região Norte recebem, nesta e na próxima semana, o serviço de troca de lâmpadas incandescentes e de mercúrio por LED. Equipes da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos atuam no Jardim das Américas – 1ª e 2ª etapa, Conjunto Mirage e Village Jardim. Também foi concluído o trabalho no Parque Iracema.
Aproximadamente 85% das regiões da cidade já desfrutam dessa evolução, que além de melhorar a visibilidade das vias urbanas, também contribui para a redução dos custos com energia elétrica e diminui a necessidade de manutenção.
Entre os bairros contemplados nas últimas semanas estão Residencial Shangrila, Jardim Eldorado, Alto da Bela Vista, Jardim América, Jardim Arco Verde, Bairro Eldorado, Vila São José, JK Setor Oeste, Conjunto Eldorado, São Sebastião e JK Nova Capital.
“Comprovamos que a substituição das lâmpadas incandescentes por tecnologia LED em Anápolis tem progredido de forma acelerada. Essas modificações só reforçam o compromisso da administração municipal com o conforto e a segurança dos cidadãos anapolinos”, destacou Flávia Ribeiro, secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
A iluminação antiga, composta por lâmpadas incandescentes e fluorescentes, tinham uma vida útil de mil a 10 mil horas. Já as lâmpadas de LED são capazes de operar por até 50 mil horas, o que diminui os gastos com eventuais substituições.
A substituição da iluminação de sódio por LED teve início em 2018, no Recanto do Sol, e segue uma programação, abrangendo a manutenção dos postes que não suportam a troca.
“Foi realizado um estudo nas áreas que apresentavam maiores índices de problemas relacionados à manutenção, além de nos reunirmos com as forças de segurança para fazermos um mapeamento dos locais com alta taxa de criminalidade. Após quase 6 anos, o resultado é este: estamos atingindo 90% de substituições realizadas, proporcionando mais tranquilidade para a população”, afirmou o prefeito Roberto Naves.