Anápolis tem estoque para vacinar toda população contra influenza

0a22f1191496983b72a7bc5cd85066aa

Campanha contra gripe segue até que os imunizantes sejam aplicados

DA REDAÇÃO

Anápolis aplicou até o momento cerca de 54% das doses de influenza distribuídas para o município. A vacinação foi prorrogada devido à baixa cobertura. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), há estoque suficiente para imunizar 100% da população. 

Essa decisão de seguir com a imunização foi anunciada através da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), sendo baseada em recomendação do Ministério da Saúde (MS). 

Conforme a Semusa, já foram aplicadas 104.303 doses do público prioritário. Esse número representa 47,49% da meta estabelecida. Para alcançar o percentual de cobertura ideal, é necessário que cerca de 37 mil pessoas do grupo prioritário, buscassem os postos de vacinação.  

Conforme as últimas informações da SES-GO, Goiás já teve 37 mortes confirmadas por gripe. Entre as cidades listadas com mais incidências está Anápolis, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Catalão e Jataí.  

Em Anápolis, segundo Mirlene Garcia, diretora de Vigilância Epidemiológica, este tem sido o maior causador de casos gripais na cidade.   

A profissional responsável por acompanhar as endemias no município conta haver uma unidade sentinela para fazer esse monitoramento. A atenção dos órgãos de saúde se dá pela gravidade das consequências, que podem ser síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ou até mesmo óbito.   

“No ano de 2023 município de Anápolis, através da unidade sentinela de vírus respiratórios que temos instalado no município, em parceria com o ministério da saúde para monitoramento de circulação viral, e isso é feito por amostragem dentro da nossa unidade de saúde e nós temos isolado tanto vírus H1N1 quanto vírus influenza B da linhagem Victória e com muito mais intensidade o Influenza B nesses últimos meses”, disse.   

Índice de vacinação 

Anápolis está entre as cidades de Goiás com a maior cobertura vacinal contra a Influenza entre os grupos prioritários. Segundo os dados do painel de monitorando da Campanha Nacional de Vacinação 2023, do Ministério da Saúde, 46,20% do público-alvo foi contemplado com o imunizante.  

A meta apresentada no painel de monitoramento para Anápolis é de 141 mil pessoas.  

Em Goiás, cidades como Goiânia (45,61%), Aparecida de Goiânia (52,22%), Rio Verde (44,94%), Senador Canedo (56,33%) e Águas Lindas (41,18%) estão estabelecendo uma cobertura de vacinação. Já o estado de Goiás, como um todo, vacinou 49,38% dos goianos incluídos nos grupos prioritários, representando 1.575.293 de doses aplicadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!