Os comitês possuem poder de decisão e cumprem papel fundamental na elaboração das políticas para a gestão das águas nas bacias
DA REDAÇÃO
Anápolis pela primeira vez tomou posse como membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) dos Rios Corumbá, Veríssimo e da porção goiana do Rio São Marcos. A solenidade foi realizada, nesta terça-feira, 14, na Universidade Federal de Catalão (UFCAT). O município foi eleito por meio de processo seletivo. Na ocasião, também foi realizada a eleição da diretoria para renovação dos membros do comitê. No início de novembro, Anápolis conquistou ainda a cadeira titular no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte.
“Os Comitês de Bacia Hidrográfica possuem poder de decisão e cumprem papel fundamental na elaboração das políticas para a gestão das águas nas bacias. E principalmente em regiões que estão sujeitas a eventos críticos como escassez hídrica e inundações. Esse ano é muito importante para os comitês porque no estado de Goiás foi instituída a cobrança pelo uso da água e são os comitês que irão estabelecer os valores dessas cobranças por bacias”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Thiago Vitorino.
Os Comitês fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Eles se caracterizam por ser um espaço em que representantes da comunidade e profissionais da área discutem e deliberam questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos. O poder público também se faz presente.
Cada um é composto por um número determinado de pessoas que se reúnem periodicamente para discutir as condições da bacia, bem como ações de interesse comum. Por meio deste grupo, é possível o debate para determinar o correto uso da água de cada uma das bacias hidrográficas. Desta forma, cada bacia (ou conjunto de bacias) possui um comitê responsável.