Connect with us

Anápolis

Anápolis anuncia decreto excepcional por dez dias

Published

on

Nos últimos sete dias, internações por Covid-19 entre pessoas com menos de 60 anos aumentaram em 325%. “Pacientes mais jovens estão tendo quadro de agravamento”, diz prefeito Roberto Naves

DA REDAÇÃO

Considerando a expansão no número de casos e a mudança de perfil de internações por Covid-19 em Anápolis, com aumento de agravamento no quadro de pacientes em idade abaixo dos 60 anos, a Prefeitura de Anápolis publicou nesta quinta-feira, 4, decreto excepcional com restrições, pelo prazo de 10 dias, para conter a circulação de pessoas e, assim, tentar conter a velocidade de transmissão do coronavírus no município. As medidas, que entram em vigor às 19 horas desta sexta-feira, 5, e duram até as 6 horas da manhã de 15 de março, podem ser consultadas em edição extraordinária do Diário Oficial do Município de hoje.

“Os médicos entendem que se nada for feito agora, dentro de poucos dias a nossa rede vai colapsar e nós teríamos que ver pessoas perderem suas vidas sem receberem o tratamento adequado. São 10 dias de esforços coletivos para salvar centenas de vidas”, disse o prefeito Roberto Naves em entrevista coletiva na tarde de hoje explicando que a decisão sobre o decreto foi tomada pela comissão de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde que acompanham diariamente o panorama da Covid-19 no município.

“Para cada 10 pacientes entubados, seis têm perdido a vida”, lamentou Roberto ao avaliar que os leitos de UTI têm sido um paliativo frente às complicações da doença. “O melhor jeito de poupar vidas é impedir a propagação do vírus”, destacou o prefeito.

Durante a vigência do decreto excepcional, fica suspensa a matriz de risco que o município vinha adotando para analisar a situação de Anápolis em relação ao coronavírus. “Neste momento nós nos vemos obrigados a suspender as atividades na nossa cidade. Foi a forma menos danosa para a economia e que poderia salvar o maior número de vidas, que é nosso objetivo final. Estamos falando de cinco dias úteis. Em qualquer cenário, no dia 15 de março esse decreto deixa de valer”, explicou Roberto.

Leitos

Na última semana, foi registrado crescimento de 35% na taxa de ocupação de leitos de UTI e de 58% de enfermaria. No período, houve aumento de 325% das internações de pessoas abaixo dos 60 anos de idade. “Pacientes mais jovens estão tendo quadro de agravamento”, disse o prefeito Roberto Naves em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 4, para anunciar as medidas. A atual oferta de leitos exclusivos para moradores de Anápolis é de 60 em UTI e 87 em enfermaria.

Vacinas

No dia 18 de janeiro, Anápolis foi primeiro município goiano a iniciar a vacinação contra a Covid-19. De lá para cá, mais de 20 mil doses já foram aplicadas em grupos prioritários. O prefeito anunciou que na próxima semana deve iniciar a imunização das pessoas entre 70 e 74 anos. O cadastro é feito pelo Zap da Vacina e o acesso é feito pelo site da Prefeitura, anapolis.go.gov.br. Os pontos fixos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, são: UBSs Filostro Machado, JK e Anexo Itamaraty, Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT, Ginásio UniEVANGÉLICA (entrada pela Av. Armazém Goiás) e Banco de Leite.

URCs

Anápolis tem cinco Unidades de Referência em Coronavírus (URCs): Parque Iracema, Bairro de Lourdes, São José, Vila União e Recanto do Sol. Todas funcionam das 7 horas às 22 horas, exceto a unidade do Parque Iracema, com atendimento 24 horas.

Anápolis

Aplicação de segunda dose da vacina contra a Covid-19 continua na quinta-feira, 22

Published

on

A distribuição dos postos será feita conforme o imunizante. O horário sempre das 8h às 16h

DA REDAÇÃO

Com mais de 76 mil doses aplicadas, entre primeira e segunda, a vacinação contra a Covid-19 em Anápolis continua na quinta-feira, 22. Nesta quarta-feira, 21, feriado de Tiradentes, não haverá vacinação. Enquanto não chegam mais remessas para primeira dose, a Prefeitura continua a aplicação distribuindo os postos de acordo com o imunizante.

A segunda dose da vacina da Coronavac para idosos e profissionais de saúde será aplicada nos seguintes pontos: Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT, Ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidade de saúde do Anexo Itamaraty. Deve procurar um desses locais quem já completou 28 dias da aplicação da primeira dose, conforme consta no cartão de vacinas. O horário é das 8h às 16h.

Já o imunizante da AstraZeneca estará disponível em dois pontos: unidades de saúde do JK e Santa Maria de Nazareth. Podem se imunizar com a primeira dose profissionais de saúde – por categoria, conforme chamamento dos conselhos de classe – e da segurança pública em atividade com idade acima de 35 anos, de acordo com grupos definidos pelas corporações.

Nestes dois pontos também será aplicada a segunda dose da AstraZeneca em profissionais de saúde que receberam o imunizante há mais de oito semanas, de acordo com o cartão de vacinação.

Continue Reading

Anápolis

Diretor Industrial da Caoa visita a Rádio Imprensa

Published

on

Eugênio Cesare fala que “a prioridade nas próximas contratações da Caoa será para os que concluírem o Programa Caoa Capacita Comunidade.”

Nesta terça-feira (20), a Rádio Imprensa recebeu ao vivo nos estúdios, o diretor industrial da Caoa Montadora, sr. Eugênio Cesare e a diretora da Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange, Misclay Marjorie, para falar sobre uma parceria de sucesso, o Programa Caoa Capacita Comunidade.

Ao falar sobre a parceria da Montadora Caoa com o SENAI, o diretor industrial, disse que, “a Caoa acredita no Brasil, acredita em Goiás e acredita em Anápolis. Os produtos fabricados aqui têm boa aceitação no mercado. Neste mês de abril, a Caoa completa 14 anos de operação no município, e isso é motivo de muito orgulho para a empresa.”

“A Caoa é uma empresa madura, com boa visibilidade nacional e imagem de qualidade dos produtos fabricados pelos anapolinos, e sempre busca o melhor para o futuro em termos de produto, qualidade e tecnologia nos seus processos. Os nossos clientes são pessoas, os nossos empregados são pessoas, então o nosso principal patrimônio são as pessoas”, completou Eugênio Cesare.

“Os cursos ofertados foram preparados em conjunto com os engenheiros do SENAI e da Caoa, e darão habilidades e competências para a execução  dentro da montadora ou em qualquer outra indústria automobilística”, informou a diretora do SENAI. Os cursos ofertados são: Logística na Indústria Automotiva, Preparação de Superfícies Automotivas, Montagem de Veículo Solda a Ponto e Montagem Automotiva.

Os cursos são gratuitos, e tem apenas dois pré-requisitos para os interessados: idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. A inscrição é virtual pelo site do SENAI, através do QR Code ou do link https://senaigoias.com.br/eadcursos/senai/curso/16919/programa-de-capacitacao-caoa-capacita-a-comunidade e todos os dados devem ser preenchidos até finalizar a inscrição.

“As matrículas estarão abertas, e a duração dos cursos é de 60 horas, no período noturno, no horário das 19h00 às 22h00. A modalidade ensino à distância (EAD), com aulas ao vivo, teóricas e práticas, linkadas diretamente nos laboratórios do SENAI com os equipamentos utilizados pela Caoa”, concluiu a diretora do Senai, Misclay Marjorie.

Ainda, segundo o diretor, existe uma lacuna no mercado de trabalho, muitos não participam de processos seletivos, por não terem experiência em indústria ou empresas de grande porte, e às vezes se sentem despreparados para esses desafios. O Programa Caoa Capacita a Comunidade promove novas expectativas para o mercado de trabalho, disponibilizando cada vez mais mão de obra qualificada.

Continue Reading

Anápolis

Segunda dose marcada para o dia 21 de abril estará disponível nesta terça – feira, 20

Published

on

DA REDAÇÃO

Quem precisa receber o reforço do imunizante deve procurar a unidade do Anexo Itamaraty, Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT ou Ginásio da UniEvangélica

A Prefeitura de Anápolis chama os idosos cuja data de aplicação da segunda dose seria nesta quarta-feira, 21 – feriado de Tiradentes – para procurarem nesta terça-feira, 20, das 8h às 16h, um dos quatro postos para receber a vacina. São eles: unidade do Anexo Itamaraty, Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT e Ginásio da UniEvangélica.

A vacinação continua para profissionais de saúde que precisam receber a segunda dose. Já a primeira dose está disponível para profissionais da saúde – por categoria, conforme chamamento dos conselhos de classe – e da segurança pública em atividade com idade acima de 35 anos, de acordo com grupos definidos pelas corporações. Essas doses fazem parte da remessa que veio do Estado destinada exclusivamente a estes grupos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a pessoa que teve a doença deve aguardar no mínimo 30 dias para receber a vacina e pacientes que usam medicamentos imunossupressores, em tratamento oncológico ou de hemodiálise, precisam ter autorização médica para tomar a dose.

Continue Reading

Destaque