Adesão a maquininhas de cartão cresce 17% em cinco anos

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O uso de maquininhas em micro e pequenas empresas passou de 39% em 2016 para 56% em 2021; para especialista, empresa especializada é opção para gerenciar vendas

DA REDAÇÃO

A adesão de micro e pequenas empresas ao uso de maquininhas de cartões magnéticos cresceu 17% em cinco anos, passando de 39% em 2016 para 56% em 2021. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que coletou respostas de 3.520 pessoas. Segundo os entrevistados, a “satisfação dos clientes” e o “aumento das vendas” estão entre os principais pontos para a aderência aos dispositivos.

A Cielo, do Bradesco e Banco do Brasil, mantém a liderança no número de maquininhas no Brasil, com 31%, conforme levantamento do UBS Evidence Lab. A PagSeguro, por sua vez, assumiu a segunda posição, atendendo a 25% dos varejistas. A Rede, controlada pelo Itaú, ocupa a terceira posição, com 24%, seguida pela Stone, com 20%, e pela Getnet, do Santander, com 12%. O balanço foi realizado com base em 477 varejistas brasileiros.

Como resultado da crescente adesão às maquininhas, as compras realizadas por meio do sistema de cartões de crédito, débito e pré-pagos avançaram 52% no segundo trimestre de 2021 em relação a igual período do ano anterior, segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) divulgados pela Agência Brasil. No total, foram negociados R$ 609,2 bilhões no período analisado.

Para Guilherme Mello, CEO da Loopa, empresa de tecnologia financeira, diversos elementos, como aumento do faturamento, busca por segurança, maior tempo para controle do caixa e redução da inadimplência, também são considerados pelos comerciantes como fatores de maior aderência às tecnologias.

“Há alguns anos observamos o avanço dos cartões pré-pago, de crédito e débito no país, motivo pelo qual os empresários têm investido em máquinas para explorar esse meio de pagamento, o que tem dado certo, como demonstram os dados da Abecs”, explica. De fato, segundo as últimas informações divulgadas pelo BC (Banco Central), o Brasil fechou 2020 com 134 milhões de cartões de crédito, 167 milhões cartões de débito e 23,7 milhões de cartões pré-pagos.

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