Connect with us

Goiás

Primavera será de chuvas acima da média em Goiás

A previsão é do instituto Climatempo, que projeta a interferência do fenômeno La Niña no clima da região Centro-Oeste

DA REDAÇÃO

A primavera está chegando, daqui a pouco, às 10h31, começa a estação florida do ano. Segundo o instituto Climatempo, na região Centro-Oeste a primavera será de chuvas acima da média.

No Centro-oeste do Brasil, o fenômeno La Niña favorece a ocorrência de chuva, porém não para toda a Região. A concentração de umidade associada a convergência de ventos tende a ficar sobre parte de Goiás, de Mato Grosso e do Distrito Federal, o que favorece maior produção de chuva sobre estas áreas. Nesta situação, o estado de Mato Grosso do Sul e as áreas a oeste e sul de Mato Grosso são as menos favorecidas com chuva. 

Em outubro, a chuva privilegia Mato Grosso do Sul, mas em novembro e em dezembro a chuva será menos frequente e o calor aumenta. A maioria das áreas de Mato Grosso, de Goiás e o Distrito Federal terão mais chuva do que a média normal nos meses de novembro e de dezembro. 

Na região do Pantanal, a chuva mais frequente e generalizada será em outubro.

Primavera com La Niña

Desde o começo de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

A expectativa é de que este evento La Niña seja fraco e de curta duração.

 Fonte: www.climatempo.com.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque