Connect with us

Política

Inscrições para mesários ainda estão abertas

Em Goiás quase 21 mil eleitores se inscreveram em 2020 como mesários voluntários

DA REDAÇÃO

Mesários voluntários para atuar nas eleições municipais ainda podem se inscrever junto ao TRE. Para garantir a segurança, vários cuidados sanitários serão adotados durante o pleito de 2020.

Os mesários são um dos principais atores do processo eleitoral e têm a importante tarefa de garantir a segurança e o sigilo do voto nas eleições. Neste ano, por causa da pandemia da covid-19, a biometria não será utilizada, mas os mesários receberão os eleitores, coletarão as assinaturas e vão verificar quais pessoas deixaram de votar.

Em Goiás, quase 21 mil eleitores se inscreveram em 2020 como mesários voluntários, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral. Somando às inscrições realizadas em períodos anteriores, esse número chega a aproximadamente 110 mil. Mas de acordo com o diretor-geral do TRE Goiás, Wilson Gamboge, isso não quer dizer que todos os munícipios tenham a quantidade de mesários suficiente. “Aqui no estado, serão utilizadas nessas eleições 12.910 sessões eleitorais. Em cada uma delas, votarão 350 eleitores em média, e o atual número de mesários que temos representa apenas 2% de todo eleitorado goiano. Por isso, é importante que as pessoas se candidatem como mesários voluntários”, enfatiza.

Podem se candidatar como mesário qualquer eleitor que tenha mais de 18 anos e não se enquadre a nenhum dos impedimentos abaixo.

Impedimentos

* Candidato ou parente, ainda que por afinidade, até 2º grau, inclusive cônjuge ou companheiro;
* Membro de diretório de partido político registrado com nomes publicados oficialmente;
* Autoridade ou agente policial e funcionário no desempenho de cargo de confiança do Executivo;
* Servidores da Justiça Eleitoral;
* Fiscais e delegados de partido político ou coligação;

Benefícios

Entre os benefícios de ser mesário estão:

* Horas extracurriculares para estudantes de instituições de ensino conveniadas;
* 2 dias de folga por dia de trabalho;
*Desempate em concurso que constar em edital.

Inscrições

Os interessados em participar voluntariamente podem se inscrever no programa Mesário Voluntário nos cartórios eleitorais de suas cidades, preencher um cadastro no site de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou fazer sua inscrição por meio do aplicativo e-Título, que está disponível gratuitamente para download em tablets e smartphones com os sistemas operacionais iOS ou Android.

Segundo o TRE, cada mesário terá à sua disposição máscaras descartáveis, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral, que será demarcada para garantir o distanciamento social. Além disso, com a finalidade de eliminar o risco de aglomerações, o treinamento dos mesários será on line, sempre que possível.

Fonte: Agência de Notícias da Alego

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Destaque