Connect with us

Goiás

Pit dogs são declarados patrimônios culturais de Goiás

O projeto de lei foi aprovado ontem, 09, na Assembleia Legislativa

Por Priscila Marçal

Quem nunca comeu em um pit dog? Ponto de encontro de muitas gerações, os pit dogs fazem parte da história de muita gente. Na prática já era cultura do goiano comer nessas lanchonetes de praça, agora uma lei estadual oficializou os tão populares estabelecimentos como patrimônio cultural de Goiás.

O projeto foi aprovado ontem, quarta-feira (9), durante a sessão ordinária híbrida realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Foram 25 votos a favor e nenhum contra a proposta que foi apresentada pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). No texto do projeto, a gastronomia e cultura dos pit dogs goianos passam a ser Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás.

A deputada disse que os proprietários desses estabelecimentos se veem ameaçados pela abertura de licitação, proposta por ação movida pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), em que os food trucks, principalmente vindos de outros estados, poderão ocupar os locais das tradicionais lanchonetes goianas e que, por isso, se perca parte da cultura de Goiás.

Hoje, são 1.602 pit dogs em Goiânia e mais de 2.500 em todo estado registrados no Sindicato de Proprietários de Pit Dogs em Goiânia (Sinopitdog). A parlamentar lembra a história das lanchonetes, que há mais de cinco décadas ocupam praças e avenidas. Segundo ela, a terminologia pit dog foi reivindicada como uma invenção goiana. A petista defende que o objetivo é garantir o direito de milhares de cidadãos que tiram dos pit dogs o sustento de suas famílias, e ainda assegurar o lazer e o costume dos goianienses, ao regulamentar o tombamento desses estabelecimentos em Goiás.

“Podemos citar algumas razões pelas quais os pit dogs são um patrimônio cultural e gastronômico de Goiás, pois são lugares totalmente democráticos, frequentados por todas as classes sociais; seus produtos são comercializados por um excelente custo-benefício; proporcionam um momento de lazer para as famílias, em pleno ar livre. Durante décadas fazem parte dos usos e costumes da população. São comércios que estão há décadas no mesmo ponto e já se incorporaram à paisagem e aos hábitos dos goianienses. O pit dog faz parte de nossa constituição cultural”, afirma.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Alego

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Destaque