Connect with us

Educação

Estudantes podem desenvolver atividades complementares no período de férias

Conteúdos são disponibilizados semanalmente no Portal da Educação para todas as faixas etárias

DA REDAÇÃO

Disponibilizado durante o período de suspensão de aulas, o Portal da Educação foi a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para oferecer conteúdo acessível a todas as etapas de ensino atendidas pelo município antes que as aulas fossem retomadas de maneira remota. Reformulado para receber as atividades, o site, que é alimentado semanalmente com atividades de cunho complementar e já teve mais de 260 mil visualizações, passou a contar com a tag Férias neste mês.

Os conteúdos disponibilizados no Portal são divididos entre as categorias Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, EJA e Educação Especial, e identificados por seus diferentes formatos, recebendo tags como Desafios, Vídeos, Podcasts, Musicalização, Contação de Histórias e outros. Já os conteúdos preparados para o período de recesso têm perfil mais leve e descontraído, como tutoriais no estilo “Faça Você Mesmo”, nuvens interativas de palavras, dicas de ferramentas tecnológicas, redes sociais, testes de conhecimento e brincadeiras em geral.

A intenção é oferecer exercícios mais dinâmicos, que despertem engajamento – já que são livres para serem acessados conforme a vontade do estudante – e que não tenham, diretamente, cunho pedagógico ou se assimilem àquilo que o aluno está acostumado a realizar em sala de aula. Os conteúdos são desenvolvidos pelas equipes pedagógicas da Secretaria de Educação, com base em competências pré-definidas no plano de ensino municipal, e podem ser acessados de qualquer dispositivo com conexão à internet.

A secretária municipal de educação, Sonja Maria Lacerda, ressalta a importância de oferecer um recurso a mais aos alunos da rede. “O portal é uma ferramenta adicional que funciona como forma de reter a aprendizagem e ocupar o tempo dos alunos, que têm ficado em casa o dia todo. Assim, os estudantes podem aproveitar o tempo livre para aprender coisas novas, fora das disciplinas ensinadas em sala de aula. Ler e ouvir histórias, dominar novas ferramentas tecnológicas, colocar a mão na massa, e por aí vai. Essa é a principal função das atividades de férias”, diz Sonja. 

As atividades podem ser acessadas através do link portaleducacao.anapolis.go.gov.br.

Fonte: www.anapolis.go.gov.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque