Connect with us

Saúde

Dia do Homem é também de prevenção à Covid-19

DA REDAÇÃO

Hoje, 15 de julho, é comemorado em todo país o dia Nacional do Homem. A data, instituída em 1992 pela Ordem Nacional dos Escritores, visa alertar a população em geral e os homens, em particular, sobre a necessidade de prevenção a uma série de enfermidades. Estudos e levantamentos feitos por instituições e entidades da área da saúde apontam que a população masculina está mais vulnerável a várias doenças, inclusive à Covid-19.

Levantamentos epidemiológicos revelam que os altos índices de morbimortalidade masculina se configuram um grave problema de saúde pública. Os homens têm uma sobrevida inferior à população feminina. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016 apontam que a expectativa média do brasileiro é de 75,8 anos. Quando identificada por sexo, o levantamento aponta que os homens vivem sete anos menos que as mulheres – 72,2 anos contra 79,4 anos.

As principais causas da mortalidade masculina são as doenças cardiovasculares, neoplasias e causas externas. Levantamentos de diferentes entidades e instituições da área da saúde mostram que os homens também são em maior número as vítimas fatais da Covid-19. Dados do Ministério da Saúde (MS) do final de março deste ano apontam que 68% das pessoas que tinham a doença eram do sexo masculino, e 32%, do sexo feminino.

Casos de Covid

Em Goiás, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Cievs/SES-GO), do total de casos confirmados de Covid-19 no período de 4 de fevereiro a 16 de junho, 51,7% referiam-se aos homens e 48,3%, às mulheres. Já o porcentual de mortes confirmadas por Covid-19 por sexo foi de 62,6% homens e 37,4%, mulheres.

Em países da Europa, os levantamentos também demonstram uma maior concentração da Covid-19 nos homens. Na Itália, relatório retrospectivo sobre as pessoas afetadas pela doença demonstrou que os pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) eram, em sua maioria, do sexo masculino (82%), com idade mediana de 63 anos.

Diante desse cenário, a SES-GO, por meio da Coordenação de Ciclos de Vida da Superintendência de Atenção à Saúde (Sais), considera o Dia do Homem uma data oportuna para a divulgação de informações sobre as medidas de prevenção e adoção de cuidados voltados aos homens para a prevenção da Covid-19. A coordenadora de Ciclos de Vida, Fernanda Parreira, informa que está sendo adotado o slogan “Homem que se cuida protege quem ama”.

A SES-GO, conforme Fernanda Parreira, faz o alerta para a população masculina ser um homem que se cuida, que não deixa o coronavírus impedir seus planos e das pessoas que ama. A coordenadora destaca sete dicas a serem seguidas pelos homens para a prevenção ao Covid-19.

Cuide de você e de quem você ama:

1. Lave as mãos com água e sabão

2. Use álcool gel quando não puder lavar suas mãos

3. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com o cotovelo

4. Evite tocar no nariz, olhos e a boca

5. Sempre mantenha distância segura das outras pessoas

6. Sempre que puder, fique em casa

7. Quando sair, use máscara.

Fonte: www.goias.gov.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque